DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE. 12 de Agosto
Este dia também é para eu festejar? Fiquei na dúvida. Então resolvi pensar no assunto.
Estive a tratar da renovação da minha carta de condução e concluí que se a tenho de renovar de dois em dois anos então não sou jovem. E fiquei a pensar que nem todos os deuses do Olimpo estavam comigo, pelo menos o deus “Cronos” estava oficialmente no contra. E depois lembrei-me que fui para o Algarve no comboio e só paguei meio bilhete como as crianças e concluí que já era jovem outra vez. Ou seja os transportes deram-me sinais diferentes: o carro diz que não sou jovem mas o comboio diz-me que sou jovem.
Não era por aqui que decidia se festejava ou não o dia da Juventude. Nova pesquisa.
Resolvi olhar para o passado para ver se via alguma pista, e vi que tenho memória de muitas coisas que tiveram lugar há meia dúzia de décadas e concluí que já não era jovem, mas ao mesmo tempo pensei que com tão razoável memória talvez ainda esteja jovem. Ou seja graças à minha memória fiquei novamente com dúvidas sobre se sou ou não jovem.
Não consigo sair desta dúvida existencial: festejo ou não o Dia da Juventude? Vou procurar mais um bocado. E fui procurar algumas frases de alguns autores que ficaram na história e escolhi uma que achei que resolvia o meu dilema: “há gente que nasce velho, vive velho e morre velho e há gente que nasce jovem, vive jovem e morre jovem não dependendo da data do nascimento nem da morte”.
Ou seja acabei por descobrir nesta frase que não é o ilustre Cartão de Cidadão que decide se eu devo ou não festejar o Dia da Juventude mas sim sou EU {ou Tu ou Você} quem decide. Lá na burocracia que envolve o mundo não posso fazer nada porque há regras estabelecidas mas naquilo que se puder contornar sou eu que decido se festejo ou não o Dia da Juventude. Mas o Estado não me deixa concorrer a nada que seja para a Juventude, e se fosse atleta não me davam os prémios da Juventude e outros exemplos podia dar, o que me faz pensar que deve haver uma idade limite para se ser jovem. O problema é que eu não sei qual é essa idade e se ela é sempre a mesma em todos os casos. Logo, como na justiça, “na dúvida: a favor do réu” eu como réu sou absolvido e por isso para aqueles que me conhecem eu sou um Jovem de quase 76 anos. Portanto vou festejar o Dia Mundial da Juventude. Está decidido: o Dia também é meu.
E pronto vou dizer-vos que neste dia em 1907 nasceu o Miguel Torga o grande escritor transmontano e em 1971 nasceu um dos atletas que eu muito admiro, o tenista americano Pete Sampras, e em 1964 o Sean Connery, o George Lazenby, o Roger Moore, o Thimothy Dalton, o Pierce Brosnan e o Daniel Craig ficaram todos “órfãos de pai” com a morte do Ian Fleming criador do James Bond. E, para terminar, hoje escrevi um mini texto de brincar com os jovens canarinhos (do Estoril Praia) e neste dia de 1492 na sua primeira viagem para a Índia sem GPS e que o levou ao Novo Mundo, Cristovão Colombo aportou e descobriu as Ilhas Canárias (Ilhas dos Cães e não dos canários) e que com os Açores e Cabo Verde formam a Macaronésia.
E agora boa noite de grande lua cheia JOVENS de qualquer idade e acabem em grande o DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE.