7 de FEVEREIRO
Hoje deve ser dia de qualquer coisa mas, perdoem, não fui à procura.
Sei que nasceu em 1478 um Santo que foi levado para a politica e porque se manteve fiel ao seu pensamento católico foi mártir. Chamava-se Thomas More e foi o divórcio de Henrique VIII e o Brexit relativo a Roma e ao Papa, que levaram este Chanceler do Reino a pôr a sua fé à frente do poder que detinha na politica. Roma agradeceu a sua firmeza e fê-lo Santo. Mas também em 1812 nasceu outro inglês famoso, o escritor Charles Dickens autor dos conhecidíssimos “Contos de Natal” e do “David Copperfield”. Em 1870 chegou ao mundo na Áustria o criador da “Psicologia do Desenvolvimento Individual” chamado Alfred Adler.
Em muitos funerais toca-se música e no deste senhor belga deve ter sido tocada por muitos saxofones porque foi ele que o inventou: Adolphe Sax morreu em 1894.
E já vos falei de “J’accuse” a carta aberta que o escritor Emile Zola publicou sobre a injustiça feita no “Caso Dreyfuss” e em 1898 começou a ser julgado. Levou cadeia.
A Igreja Católica brasileira viu nascer em 1909 o seu futuro Cardeal mais defensor dos pobres D. Helder da Câmara. E em 1927 nasceu uma grande senhora da música francesa e também actriz de cinema Juliette Greco.
Antes de Israel ser independente em 1948, a administração britânica apresentou uma proposta para a divisão do território da Palestina em duas zonas, uma árabe e outra judaica sob administração conjunta, isto no ano de 1947 mas foi rejeitada.
Portugal nem sempre reconhece os seus bons valores e em 1952 perdeu para sempre, aos 27 anos, um jovem professor mas essencialmente um excelente poeta de Azeitão (Setúbal) que deixou em tão pouco tempo uma obra de qualidade ao ponto de ter uma obra póstuma compilada por outro grande nome da nossa literatura David Mourão Ferreira. O poeta era Sebastião da Gama e a sua obra mais conhecida é “Serra Mãe” (a Serra da Arrábida).
Em 1964 os Beatles foram à televisão nos EUA e foram vistos por 73 milhões de pessoas.
Em 1974 a ilha de Granada tornou-se independente do Reino Unido com a capital em São Jorge, fala inglês e tem o dólar caribe como moeda. Depois num golpe de estado em 1979 virou marxista. Já viram os EUA a ter ali ao lado de Cuba um país marxista e ficar quieto? Vai daí invadem a ilha em 1983 matam o marxista e volta tudo ao princípio.
Portugal no ano de 1975 criou o IAPMEI para apoio às pequenas e médias empresas e no ano a seguir consagrou o direito à licença de parto por 90 dias.
Em 1984 morria o grande actor do nome cinema Francisco Ribeiro conhecido por Ribeirinho, do “Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano”. “Ó Evaristo…..tens cá disto…..”
Em 1990 a “banqueira do povo” a “D. Branca” foi condenada a 10 anos de cadeia. Era insossa e “foi dentro” porque se fosse “salgada” ficava cá fora até morrer!
Corria o ano de 1992 quando o nome de uma cidade desconhecida da Holanda passou a andar nas bocas do mundo: Maastricht porque foi lá assinado um Tratado da União Europeia.