01 de NOVEMBRO
Hoje é o DIA de TODOS-OS-SANTOS, mas estes Santos são todos aqueles que não foram canonizados ou até beatificados, porque esses têm o seu dia próprio. Como foi neste dia de 1501 que os Portugueses chegaram à Baía no Brasil deram-lhe o nome de Baía de Todos-os-Santos.
Quem chegou a Santo foi o nosso jovem (25 anos) herói militar de Aljubarrota, D. Nuno Álvares Pereira que morreu em 1431.
Em 1509 foi apresentada uma obra, que para mim é acima de notável, que são “os frescos da Capela Sistina”, em Roma e obra de Miguel Ângelo.
E depois de uma grande obra em estreia outra grande obra foi apresentada no Whitehall Palace, em Londres no ano de 1604, e refiro-me a “Othello”, a peça de teatro de William Shakespeare.
E depois de obras de arte, uma tragédia que levou a que se tivessem de fazer muitas obras que determinaram a construção de uma Lisboa modernizada, em cima dos escombros de um terrível terramoto seguido de maremoto que levou cerca de um terço da população da nossa capital. Foi cerca das 10 horas da manhã no ano de 1755.
Em 1870 nos EUA foi feita a primeira previsão metereológica, a partir de dados recebidos por telégrafo e noventa e dois anos depois, isto é, em 1962 aparece o primeiro Boletim Metereológico na TV.
Talvez a pensar no Cristiano Ronaldo, em 1897 um grupo de italianos resolve formar em Turim um clube de futebol e chamou-lhe Juventus.
Foi no ano de 1952 que nas Ilhas Marshall, no atol a que há dias referi que estava alugado aos EUA para experiências nucleares e que servia de receita que sustentava aquele país insular, os EUA testaram a primeira “bomba de hidrogénio”.
Em 1959 o líder do Movimento Nacional Congolês, Patrice Lumumba entrou num ciclo acelerado de vida: foi preso pelos belgas, para no ano seguinte o Congo ser independente e ele ser escolhido para PM com o Joseph Kasabuvu como PR. Passados 12 semanas o PR demitiu o PM e este resolveu depor o PR. Veio depois o coronel Joseph Mobutu e num golpe de estado prendeu os dois, com o apoio dos EUA, Reino Unido e Bélgica. E o processo foi tão acelerado que Lumumba fugiu da prisão no ano seguinte e sendo capturado por um líder rebelde, Moisés Tshombé, foi por este torturado e fuzilado nos territórios da província do Catanga. O Movimento Nacional Congolês tinha ganho as eleições com 90% e assim se vê a ascensão e queda de um político. E já agora que estamos na política internacional lembramos que em vésperas da eleição presidencial nos EUA (um país tão populoso e não consegue arranjar um candidato de jeito!) se comemora os 60 anos da eleição de John F. Kennedy.
Em 1964 a TAP (Transportadora Amiga do Porto) resolveu incluir na sua viagem para Lourenço Marques uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, o que anos mais tarde transformou aquela ilha num destino turístico.
Agora vou lembrar artistas que fizeram a delícia dos nossos sentidos e talvez de alguns dos que leem este texto. Em 1943 nasceu um belga, nascido em Itália e que cantava em francês e, que derretia alguns corações no cinema: Salvatore Adamo, com “Tombe la neige”, “La nuit”, “Inch’Allah”, etc. E em 1957 nasceu, em Coimbra, um compositor (compôs para mais de duas dezenas de cantores incluindo Amália Rodrigues) e também cantor, que se licenciou em Medicina mas não quis exercer, e que morreu prematuramente num desastre de automóvel em Rio Maior com 30 anos: Carlos Paião. E em 1992 morria um actor de teatro, mais especializado em teatro de revista, o franzino mas divertidíssimo Eugénio Salvador. E em 2015 morreu um dos realizadores mais em evidência nos últimos 50 anos em Portugal: José Fonseca e Costa que nos deixou filmes como “Kilas, o Mau da Fita”, “Sem Sombra de Pecado”, “Balada da Praia dos Cães” ou “Cinco dias, Cinco Noites”.
Agora em 1981 surge do seio do Reino Unido mais um país insular composto por 2 ilhas grandes Antígua e Barbuda e 6 pequenas Great Bird, York, Maiden, Green, Guinea e Long e mais 29 ilhotas desabitadas, que haviam sido descobertas por Cristovão Colombo para a Espanha que as vendeu ao Reino Unido. A sua capital é S. John na Antígua e a sua moeda é o dólar caribenho. Como ficou na Commonwealth tem a Rainha Isabel II e depois um Governador Geral e o país tomou o nome de Antígua e Barbuda.
Em 1993 entrou em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado 2 anos antes pelos países da CEE e que pelo novo Tratado passaram a chamar-se países da UNIÃO EUROPEIA.
E vou terminar com um algo relacionado com a Igreja Católica. O Cardeal Eugénio Pacelli foi escolhido para Papa antes do início da II segunda guerra em 1939 e por essa razão foi injustamente comentado o seu pontificado no fim do conflito. No entanto ocupou o seu lugar até à morte que ocorreu em 1958. Entre o fim da guerra e a sua morte desenvolveu muito trabalho e, segundo Paulo VI – que terminou o Concílio Vaticano II – assegurou “grande parte do trabalho deste Concílio assentou no trabalho do Cardeal Pacelli”. Ora um dos seus trabalhos foi a publicação de uma encíclica no ano de 1950 a “Munificentissimus Deus” na qual definiu o dogma da “Assunção de Maria” (subida ao céu em corpo e alma) e para esse efeito tornou-se no único Papa do século XX a exercer o “Magistério Extraordinário da Infalibilidade Papal”. Este Papa foi quem recebeu um pedido especial da Alexandrina de Balasar e atendeu o seu pedido. Neste momento corre um processo de beatificação ultimado no tempo do Papa Bento XVI, depois de ter sido reabilitada a sua acção pontifical do período da guerra.
Falta-me dizer que o Cardeal Eugénio Pacelli foi o Papa Pio XII.