ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA – a voz e a poesia

16 de OUTUBRO

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÂO. Este dia é resultado da criação da FAO uma estrutura da ONU voltada para a alimentação e a agricultura, em 1945. 

Sabem quem fez a 1ª anestesia por inalação com éter? Foi o William Morton um dentista americano em 1846. Mais uma 1ª vez, agora para ser dada a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra pela cátedra do cientista Pedro Nunes, isto em 1544. E em 1769 o PM Sebastião José de Carvalho e Melo foi elevado por D. José I, a Marquês do Pombal a que juntou mais tarde o título de Conde de Oeiras, antes de cair em desgraça no reinado seguinte da Rainha D. Maria I. E já que se fala em cair em desgraça e na rainha, em 1793 uma Rainha caiu em desgraça e não só, pois também lhe caiu a cabeça na guilhotina, chamava-se Maria Antonieta e foi Rainha de França.

Em 1854 nasceu, na Irlanda, o escritor Óscar Wilde, autor de “Retrato de Dorian Gray” e “A Importância de se Chamar Ernesto” entre outras obras. E falando de irlandeses digo-vos que o cofundador do IRA e que ajudou à independência da República da Irlanda, Michael Collins. E mais uma 1ª vez: a Marconi criou em 1907 o serviço radiotelegráfico entre a Europa e a América. E querem outra 1ª vez? Margaret Stranger abriu uma clínica de apoio ao controlo da gravidez em 1916 nos EUA. Também nos EUA houve mais um 1º dia, e aqui foi o da existência de uma empresa famosa construída por dois irmãos Walter e Roy com um apelido que deu o nome à firma e diz tudo: Disney Company. E não é que neste dia em 1964 houve outro facto que aconteceu pela 1ª vez: a China detonou a sua 1ª arma nuclear. 

Nascer começa por ser o 1º dia de vida e isso aconteceu com o “pai” de Israel em 1886 o David Ben Gurion, em 1888 com o escritor dos EUA, Eugene O’Neill que foi Nobel da Literatura em 1936, e o filósofo francês Louis Althusser nasceu em 1918, e em 1923 o grande compositor e maestro de bandas sonoras e música ligeira, o alemão Bert Kampfert que inclusive gravou um álbum instrumental sobre o Fado, “Fado, Wine & Sunshine” que incluía “Sempre que Lisboa Canta” ou “Tudo isto é Fado”, entre outras, e em 1925 uma atriz inglesa famosa na TV por “Crime Disse Ela” cujo nome é Ângela Lansbury, e outro Nobel da Literatura (1999) teve o seu 1º dia em 1927 o alemão Günther Grass autor do “Tambor” ou “O Cão do Hitler”.

Mas como há muitos primeiros, também há últimos dias na passagem cá pela Terra, como por exemplo o grande General Moshe Dayan, o israelita da “pala no olho” e que na “guerra dos seis dias” destruiu os árabes e morreu em 1981, ou o anarcosindicalista que fundou e dirigiu o histórico jornal do movimento anarquista “A Batalha” e que a PIDE visitou algumas vezes, chamado Emídio Santana que morreu em 1988, e também se despediu de nós neste dia de 1982, com somente 40 anos, uma voz que não se esquece apesar de terem passado 38 anos: a grande voz de baladas e do “coimbrão”, o avintense ADRIANO CORREIA D’OLIVEIRA. Que saudade! “Trovas do Vento que Passa”, “Lágrima de Preta”, “Morte que Mataste Lira”, etc. 

Em 1989 foi proibido o comércio de marfim, carne e pele de elefante internacionalmente. (Acreditam?)

Em 1986 o Nobel da Literatura vai para o nigeriano Wole Soyinka, autor de “Os Intérpretes”. Ao fim de 456 anos de Papas sempre italianos eis que surge em 1978 um Papa “Estrangeiro”: Karol Woytila, o arcebispo de Cracóvia, na Polónia, que usou o nome de João Paulo II e já foi canonizado.

E termino com uma homenagem que o Estado fez a um dos maiores nomes das letras portuguesas e que foi votado ao esquecimento pelo país, em especial pelos intelectuais, e que era mais conhecido e estudado no Brasil do que no nosso país desde a sua morte em 1935 até aos anos 70 do século XX, altura em Portugal o “descobriu”: FERNANDO PESSOA foi transladado para o Mosteiro dos Jerónimos em 1985.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *