“LA VIE EN ROSE”

10 de OUTUBRO

DIA da SAÚDE MENTAL.   É caso para perguntar o que é isso de saúde mental. Será contagiante? Será individual ou colectiva? Quando olhamos para o lado, para o país, para o mundo e cogitamos que “está tudo louco!” queremos dizer que o colectivo está doente ou seremos nós que estamos doentes e não compreendemos o mundo? Já sei que estou a abordar o tema com leveza, e que a saúde mental se refere essencialmente às depressões, às diversas disfuncionalidade intelectuais e emocionais, à senilidade, à doença de Alzheimer e tantas outras as quais, por isto  não ser a minha “praia”, não trago para aqui. Já divaguei muito, vamos a factos.

Hoje também é DIA de S. DANIEL COMBONI. E quem foi ele, qual é a sua história? Nasceu em 1881 em Itália e apresentou em Verona,  ao Papa um projecto de ajuda para África, e para lá partiu. Foi então incentivado a criar uma organização missionária para o efeito e assim nasceu o “Instituto dos Filhos do Sagrado Coração de Jesus” que, mais tarde, mudou o seu nome oficialmente para “Missionários Cambonianos do Coração de Jesus” que ainda hoje está em atividade. 

Em 1813 em Itália, um compositor Giuseppe Verdi que nos deixou “La Traviata”, Falstaff” e na volta a “Aida”. Logo a seguir em 1846 o William Lassell descobriu a maior lua do planeta Neptuno a que deu o nome de “Tritão”. Quem sabe o que é o “Passaporte Nansen”? Foi um documento, que não sei se ainda se usa, e que era atribuído aos refugiados para identificação e que foi criado pelo norueguês Fridtjof Nansen, que lutou pelo fim dos trabalhos forçados e pelo desarmamento e que nasceu em 1861 e por tudo isso recebeu o Nobel da Paz em 1922, tudo isto na sua vida de oceanógrafo, explorador e cientista. E para sair do século XIX lembro-vos que nasceu em 1885 o fundador e sócio numero 1 do Sporting Clube de Portugal, José Alfredo Holtreman Roquette, neto do 1º Conde de Alvalade e nascido em Cascais, e que ficou conhecido por José de Alvalade.

Já no século XX digo-vos que a monarquia acabou na China com a Revolução Hsinhai que derrubou a Dinastia Qing que havia sucedido à famosa Dinastia Ming. Assim em 1911 (Portugal fez o mesmo em 1910) começou a República da China com o presidente Sun Yat-sen e que durou até a chegada de Mao Tsé Tung em 1949 quando derrotou o Chiang Kai Shek que fugiu para a Ilha Formosa fundando a República de Taiwan. 

Em 1913 0 Presidente dos EUA Woodrow Wilson, foi carregar no botão para rebentar o Dique de Gamboa que fez com que o Atlântico e o Pacífico se ligassem através do Canal do Panamá. Neste mesmo dia mas de 1979 o Canal do Panamá mudou de soberania e passou dos EUA para a gerência do Panamá.

Em 1946 o Regimento de Cavalaria 6, através do alferes Queiroga, fez uma tentativa de levantamento mas foram detidos na Mealhada (não sei se não foram apanhados nalgum restaurante de leitão). E em 1956 nasceu o “Sr. Engenheiro” campeão da Europa de futebol, Fernando Santos também conhecido por “Fernando Santinhos” como dizia o “Bimbo da Costa”. Lembram-se dos bonecos?

Em 1963, “La Vie en Rose”, “Milord” e “Non, je ne regrette rien” perderam a sua brilhante cantora, Edith Piaf que teve um dos funerais mais concorridos de França. 

Nasceu em 1970 um novo país Independente, a República de Fidji com a capital em Suva. Neste mesmo dia a Frente de Libertação do Quebec no Canadá “afrancesado” raptou e matou o Vice-Primeiro Ministro do Governo Regional. 

Este dia o cinema perdeu dois dos seus famosos, em 1985 o grande Orson Wells do “Citizen Kane” (em Portugal, “O Mundo a Seus Pés”) ou da versão radiofónica da invasão dos marcianos “A Guerra dos Mundos” e em 2004 o Christopher Reeve que deixou a vida de “Super Homem” e a vida humana. Em 2003 o Nobel da Paz foi para a defensora dos direitos humanos, a advogada do Irão, Shirin Ebadi e o de 2008 foi para a Finlândia através do antigo primeiro ministro Martti Ahtisaari pelas várias missões de medianeiro dapaz em todo o mundo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *