04 de OUTUBRO
DIA do ANIMAL
DIA de S. FRANCISCO DE ASSIS
Este dia é especial porque nasceu em 1946 uma atriz americana que ganhou um óscar pelo filme “Telma & Louise”, a Susan Sarandon, que tem exatamente a minha idade. Outro grande actor nasceu neste dia, mas de 1923, e foi o meu ídolo pelo seu “Ben Hur”, ou pelo Moisés de “Os Dez Mandamentos”, chamado Charlton Heston.
Mas em 1582 morreu Teresa de Jesus, que, como carmelita descalça se chamou Teresa de Ávila, e foi canonizada como Santa Teresa de Ávila, doutora da Igreja que, segundo se diz, mas não confirmado, possuía uma estatueta do Menino Jesus que teria dado a um nobre de Praga e que será a que na capital checa representa o Menino Jesus de Praga. Mais tarde, uma outra Teresa (de Lisieux), sua devota tomou o hábito e homenageou-a usando o nome de Teresa do Menino Jesus, também elevada à santidade.
Em 1669 deixou de fazer “A Ronda da Noite” o pintor holandês Harmensz Van Rijn Rembrandt. E em 1904 quem perdeu a liberdade de continuar a viver foi Frederic Auguste Bartholdi que como escultor francês é o autor da Estátua da Liberdade (nome oficial: A Liberdade Iluminando o Mundo).
Em 1907 morreu um artista multifacetado que brilhou como arqueólogo, pintor, poeta, colecionador e compositor e é nesta última que todos o conhecem pois é o autor da música que todos cantamos com orgulho e sempre com solenidade: o HINO NACIONAL, e que se chamou Alfredo Keil.
Nesta noite começou a preparar-se a queda da monarquia mas o movimento estava tão mal organizado que um dos seus mentores, o Almirante Cândido dos Reis, ao ver que o outro mentor, Miguel Bombarda, tinha sido assassinado, julgou que o movimento estava perdido e suicidou-se. Afinal estava tudo bem e no dia seguinte “habemus República”. Pela primeira vez em 1931 aparecia na América a banda desenhada de aventuras “Dick Tracy”, e em 1957 os russos lançam para o espaço o primeiro satélite artificial com um nome que, na gíria popular, chamamos aos supositórios: foi o Sputnik. Em 1959 a nossa Força Aérea inaugura a sua base de Monte Real junto a Leiria, na mesma terra onde as águas são termais. E indo até ao Brasil pergunto qual era a moeda do país na vossa juventude? Hoje é “real” mas antes era realmente o “cruzeiro” instituído em 1942 por Getúlio Vargas que foi Presidente duas vezes num total de 18 anos e que acabou suicidando-se durante o segundo mandato. Quem iniciou o segundo mandato como Presidente do Brasil em 1998 foi aquele que, na minha opinião, foi o melhor presidente dos últimos 50 anos do Brasil :Fernando Henrique Cardoso. Quem se lembra de haver uma colônia inglesa chamada Basutolândia? Pois bem em 1966 os basutolandeses mudaram o nome para Lesotho, com capital em Maseru, e ganharam a independência e é um reino encravado no território da África do Sul. Em 1830 os belgas fizeram uma revolução e separaram-se do Reino Unido dos Países Baixos. E quem não gostaria de fazer uma viagem no “Expresso do Oriente”? Mas só o poderiam fazer a partir de 04 de Outubro de 1883 pois foi nesse dia que saiu para a primeira viagem.
Em 1970 o mundo perdia uma genial cantora e compositora americana, com escassos 27 anos, devido a álcool e drogas e que era considerada a rainha do rock psicadélico, de seu nome Janis Joplin.
No ano de 2006 um australiano chamado Julian Assange funda na Suécia uma organização transnacional para publicar os escândalos sociais, políticos e financeiros que muitos escondem chamada “Wikileaks”.
E deixei para o fim o ano de 1992 porque em Roma sob os auspícios da Comunidade de Santo Egídio, uma organização de Roma que se dedica à caridade, evangelização e à promoção da paz, que fica no bairro de Trastevere – conhecida como a “ONU de Trastevere” se juntaram o Presidente da República de Moçambique e da Frelimo, Joaquim Chissano e o líder da oposição politica e militar, a Renamo, Afonso Dhlakama para assinar aquele que ficou conhecido como o “Acordo de Roma de 1992” e que terminaria um guerra fratricida de 16 anos. (já que falei em Roma dedico este final a um amigo moçambicano e português o “AUGUSTUS”).