03 de OUTUBRO
Na última quinta-feira do mês de Novembro os EUA celebram o Dia de Acção de Graças porque em 1863 assim o determinou neste dia o presidente Abraham Lincoln.
Estava a preparar-se a queda da monarquia portuguesa quando um dos revolucionários, o neurocirurgião Miguel Bombarda, foi assassinado por um doente no Hospital de Rilhafoles.
É em 1929, isto é a meio caminho entre as duas grandes guerras que o Reino Servo-Croata-Esloveno passa a designar-se por Jugoslávia, que sofreu muitas evoluções até chegar à década de 90 e desmoronar-se outra vez. É, provavelmente, um pouco paradoxal que em época de globalização os países se tenham desglobalizado. E em contravapor as duas Alemanhas em 1990 resolvem fundir-se deixando de haver a República Democrática Alemã (ou Alemanha Oriental – comunista) e passando a haver uma só Alemanha, a República Federal Alemã (a Alemanha Ocidental – capitalista). A capital ocidental, Bona perdeu o estatuto e a capital oriental, Berlim, que estava dividida e sitiada, passou a capital do país unificado. Em 1932 o Iraque disse ao Reino Unido que queria a independência e foi aceite. E o Reino Unido no ano de 1952 testou a sua primeira bomba atómica no Pacífico. Sabiam que o Brexit era uma potência atómica? Mas quem todos conhecem como potência nuclear é a Coreia do Norte que em 2006 anuncia a realização do seu primeiro teste. Em 1953 nasceu a gigantesca, mas também controversa, empresa de petróleos do Brasil, a Petrobás, tão falada por bem e por mal. Em 1976 o Papa São Paulo VI canoniza uma beata portuguesa, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição de nome Santa Beatriz da Silva, e nesse mesmo dia deixa de haver em Portugal o Partido Popular Democrático (PPD) e passa a haver o Partido Social Democrático (PSD) numa mudança única: o nome e mais nada.
Há dias o Nobel da Literatura foi para a África do Sul e hoje volta ir para lá, mas agora o de 1991, pela escrita da Nadine Gordimer. E como foi para uma mulher, a Academia Sueca em 1996 repetiu a dose e voltou a ser uma mulher, mas desta vez, uma polaca Wislava Szymborska. Para além do homem de Rilhafoles, não matei ninguém, mas nasceu bastante gente e vou nomear alguns.
Em 1733 o fundador da Casa Pia, o intendente Pina Manique, e em 1804 o estudioso da educação o francês Allan Kardec muito lido ainda hoje, e em 1919 um ministro da Educação do Estado Novo que nos deliciou como historiador, José Hermano Saraiva, e agora para os mais jovens em 1965 nascia a cantora brasileira que esteve, há pouco, a dar um curso de 6 meses na Universidade de Coimbra, a Adriana Calcanhoto e finalmente em 1981 um enfant terrible do futebol que tem uma auto-estima do tamanho do mundo, mas que é mesmo um geniozinho: o sueco Zlatan Ibraimovich.