01 de OUTUBRO
Hoje começa o 10º mês do ano e comemora-se o DIA INTERNACIONAL DO IDOSO. É a nova designação, em “politicamente correcto”, de Dia dos Velhos ou Dia da Velhice. E é curioso, porque não se sabe quando uma pessoa é ou não velha. Será que já sou velho? É bem provável que sim. Quem será o avaliador?
A notícia mais velha que trago hoje é de 1653, mas olhando para a Crimeia até parece de hoje: o Parlamento Russo daquele ano aceitou a anexação da Ucrânia. O intervalo é de cerca de 360 anos.
Nos EUA o cientista, e político, Benjamin Franklin fez a célebre experiência do “Papagaio de Papel”, para demonstrar a existência de electricidade nos raios, ia correndo o ano de 1752. Depois em 1774 o Marquês do Pombal interditou a Inquisição em Portugal.
E agora vou falar da geografia política pois é o dia da independência de vários países.
E em 1960 nasceram as Repúblicas de Chipre e da Nigéria. Chipre no Mediterrâneo é uma grande ilha que começou por ser una mas que há vários anos, através de uma disputa entre vizinhos Grécia e Turquia tem dado “água pela barba” aos políticos para manter a paz, e se transformou em território cipriota turco a norte e cipriota grego a sul mas administrativamente um só país, um só governo e uma só capital Nicósia. Que grande barafunda que aquilo é. Depois a Nigéria, a quem ninguém ligaria se não tivesse a quantidade de petróleo que tem. A sua capital foi desde a independência Lagos mas há poucos anos passou a ser Abuja. Também em 1978 saiu da alçada dos ingleses a República do Tuvalu no Oceano Pacifico e que tem como capital a cidade de Funafuti e que vendeu a uma sociedade americana o seu domínio de internet “.tv” por 50 milhões de dólares. Mais tarde foi a vez da República de Palau no ano de 1994 e que tem como capital Nigerulmud e que se situa também no mesmo oceano sendo constituído por uma ilhotas que já foram da Espanha, da Alemanha, do Japão e finalmente dos EUA.
Quanto à República dos Camarões a coisa é mais complicada. No dia 1 de Janeiro de 1960 os Camarões Franceses tornaram-se independentes da França e só em 1 de Outubro de 1961 é que os Camarões Britânicos se tornam independentes da Inglaterra e de imediato se fundem com o já independente Camarões, formando a República Federal dos Camarões, mas passados 11 anos mudaram o nome para República Unida dos Camarões e só em 1984 é que passaram a usar o nome de República dos Camarões, com capital em Yaoundé. E para finalizar a geografia política a proclamação em 1949, por Mao Tsé Tung, da República Popular da China.
Como costumo fazer as natalidades e as necrologias elas aqui vão.
Na música, em 1883, morreu a nossa mezzo-soprano Luisa Todi, perpetuada em Setúbal e em 2018, o sempre jovem francês de origem arménia, e que encantou as nossas vidas, Charles Aznavour com a sua “La Bohéme”, “Que c’est triste Venice” ou “She” entre muitas outras.
Nasceu em 1924 o Nobel da Paz, que foi Presidente dos EUA, Jimmy Carter e na música a grande Julie Andrews, da “Música no Coração” ou “Mary Poppins” que chegou em 1935 e o também famoso maestro e violinista da actualidade, André Rieu, que nasceu em 1949.
Vou terminar com uma inauguração em 1971 que alegrou muita gente de todo o mundo e que já se replicou para a Europa: em Orlando, na Flórida, abria ao público a Walt Disney World