CAPELINHOS – um vulcão português

27 de SETEMBRO

Hoje é dia de um santo que me é querido: S. Vicente de Paulo que morrendo em 1660 está perpetuado, por iniciativa do Beato Frederico Ozanam, nas obras de solidariedade social e caritativa que são as mundiais Conferências de S. Vicente de Paulo. Da Igreja Católica vem mais uma noticia: o Papa Paulo III, através da sua bula “Regimini Militantis Ecclesiae”, aprova os estatutos e assim oficializa a “Companhia de Jesus”, por proposta de S. Inácio de Loyola, e que é conhecida por os “Jesuitas”. 

Uma das principais vítimas em todo o mundo deste “bicho mau” que nos persegue foi o turismo, e no meio desta tristeza hoje comemora-se o DIA MUNDIAL do TURISMO, porque foi neste dia de 1970 que foi constituída a Organização Mundial do Turismo.

Em 1810 os franceses de Napoleão sentiram o peso da aliança dos portugueses com os ingleses e “levaram que contar” na Batalha do Buçaco. E à parte a história: quem se lembra das garrafinhas de Bussaco? Eram fixes, não?

Em 1812 o francês Jean François Champollion foi ao Egipto descobrir a “Pedra da Roseta” e com ela começaram a ser decifrados os famosos hieróglifos. Em 1825 surgiu na Inglaterra pela primeira vez uma linha férrea, e assim “habemus pouca-terra”. E quem sabe quem é Alberto Sanches de Castro? Foi um membro do Aero Clube de Portugal, fundado em 1909, que foi a França aprender a voar e que em 1912 foi o primeiro português a voar em Portugal num voo que ensaiou na Póvoa de Santa Iria. 

Em 1915 deixou-nos o grande nome da literatura portuguesa que nos deixou imensas “Farpas” e que se chamou Ramalho Ortigão que juntamente com Eça de Queirós publicou uma série de crónicas a que chamaram “Mistérios da Estrada de Sintra”. E em 1917 “borrou-se uma pintura” pois o impressionista francês Edgar Degas faleceu. E em 1940 em Berlim o Império do Japão juntou-se à Alemanha nazi e à Itália fascista e assinou o Pacto Tripartido que juntou as forças conhecidas como o “Eixo” que combateram os “Aliados”. Em 1957 entrou em erupção o vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial nos Açores e que esteve mais de um ano em atividade e que desalojou muita população que emigrou. (Este desastre foi uma das primeiras “aventuras” da RTP). Em 1985 foi inaugurado o primeiro “destruidor do comercial local”, com as suas virtualidades e as suas inconveniências, classificado como “centro comercial”: o Amoreiras da autoria do arquitecto Tomás Taveira. Em 1988 detectou-se uma “batota” nos JO de Seul: o canadiano da Jamaica Ben Johnson campeão dos 100 metros estava dopado. Em 1993, morreu, com 101 anos, uma pulga famosa mas quase desconhecida: foi a D. Ilda Pulga que serviu de modelo para o busto da República Portuguesa. Em 2003 os Rolling Stones vieram a Portugal inaugurar o Estádio Cidade de Coimbra construído para o Euro 2004. Em 2005 morreu um dos bons ministros do Estado Novo – opinião pessoal –  o Prof. Antunes Varela que foi  ministro  durante mais de uma década e que modernizou a Justiça. Também morreu em 2011 o inventor de um valioso aparelho: o pacemaker. Era o americano Wilson Greatbatch. Quem também deixou de “comer coelho” em 2017 foi o empresário americano Hugh Hefner dono da revista “Playboy” das famosas “coelhinhas”. E para terminar uma medalha de ouro num campeonato da Europa para jovens sub-21 nos femininos: Joana Cunha sagrou-se campeã na Áustria numa modalidade pouco conhecida mas que já é olímpica, o taekwondo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *