20 de SETEMBRO
Neste dia de 1519 o “comboio marítimo” sob o comando do português Fernão de Magalhães saiu do porto de Sevilha, ao serviço dos Reis Católicos de Espanha, para aquela que seria a primeira viagem à volta do mundo mas que para ele acabou mal com a sua morte no Oceano Pacífico. A viagem prosseguiu e só chegou ao fim uma “carruagem” e comandada pelo espanhol Sebatian del Cano.
Dois assuntos da Igreja Católica que não a prestigiam seguem-se agora pois no ano de 1519 o Martinho Lutero, o católico alemão em dissidência com Roma, pede aos protestantes que se separem da Igreja Romana e em 1540 em Lisboa, com pompa e circunstância, incluindo a presença da Corte, realizou-se o primeiro auto de fé da “Santa” Inquisição.
Em 1863 faleceu o alemão Jacob Grimm que, junto com o seu irmão Wilhelm, compilou coisas que ninguém conhece como “O Capuchinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, “Cinderela”, que existiam na tradição oral ou em escritos antigos e a que eles deram versões próprias editando com o nome de Irmãos Grimm.
Quando se é jovem fica-se com memórias deliciosas para toda a vida e uma delas, para mim, foi a silhueta da atriz italiana que faz hoje 86 anos e que se chama Sophia Loren. Foi a primeira actriz a ganhar um óscar de melhor actriz num filme não falado em inglês: “As Duas Mulheres” (La Ciociara), do Vitório de Sica, mas também fez “El Cid”, “A Condessa de Hong Kong”, etc. E já que falo de cinema vem uma história curiosa. Nos anos 30 já havia o Festival de Veneza mas nos anos 30 o fascismo estava em crescimento em Itália e os franceses estavam a ser prejudicados e o seu Ministro Jean Zay idealizou um Festival numa estância turística de veraneio, mais propriamente em Cannes, e seria no mês de Setembro. E assim foi concebido o Festival de Cannes que começou a 1 de Setembro de 1939, mas, mais uma vez, o fascismo o tramou porque a II guerra foi declarada no dia 3 de Setembro e o Festival acabou. Mesmo assim deram um prémio ao filme “Union Pacific” do Cecil B. de Mille (o realizador de “Os Dez Mandamentos”). E porque venho falar hoje disto? Porque a 20 de Setembro de 1946 começou a ser anual (com algumas falhas por falta de verba) o famoso Festival de Cannes que, em 1968, teve uma manifestação política quando o realizador Louis Malle se demitiu da presidência do júri e teve o apoio de Claude Lelouch, Jean-Luc Goddard, François Truffaut, Roman Polanski e outros realizadores em apoio às manifestações do Maio de 68, que mudou em muito a Europa e o Mundo. E depois do cinema vem a música com a morte em 1957 do maior compositor finlandês Jean Sibelius. Na segunda metade do século passado muita gente que gostava de viajar sonhava com o Queen Elisabeth II para um cruzeiro e ele começou a sua atividade neste dia de 1967.Dois escritores portugueses foram premiados neste dia: Sophia de Melo Breyner Andresen recebeu em 1994 o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores e, em 2003, António Lobo Antunes recebeu o Prémio Ovídio, da Associação Romena de Escritores. Em 2005 morreu um sobrevivente do Holocausto e que se transformou no mais importante caçador de responsáveis nazis e que nasceu e morreu na sua pátria, a Áustria: Simon Wiesenthal
E para terminar uma nota positiva para os portugueses e para os açorianos em especial, e claro que para o mundo: as ilhas do Corvo e da Graciosa foram classificadas pela Unesco como “Reservas da Biosfera”.