18 de SETEMBRO
Neste dia em 1851 saiu o primeiro número do “The New York Times Journal”.
Em 1865 foi também um primeiro dia, desta vez para o antigo Palácio de Cristal, no Porto, parecido com o Crystal Palace londrino.
E em 1905 também foi o primeiro dia da vida de uma sueca famosa, Greta Lovisa Gustafsson, mas que no cinema foi Greta Garbo.
Agora em 1928 foi o primeiro dia do voo do Graff Zeppelin, o aeróstato alemão que, na minha opinião, “parecia um supositório” e que durou pouco.
Já em 1810 havia sido o primeiro dia da independência do Chile em relação ao colonizador, a Espanha.
Em 1942 também houve um primeiro dia para um clube que militou muitos anos na 1ª divisão do nosso futebol: o Atlético (Estádio da Tapadinha, em Alcântara) e que resultou da fusão de dois clubes lisboetas, o Carcavelinhos e o Unidos de Lisboa.
Após acabar a II guerra mundial, em 1947, houve mais um primeiro dia, desta vez para a Central Intelligence Agency que todos conhecemos pelos bons e, em especial, pelos maus motivos por CIA.
Mas também houve últimos dias para alguns e em 1952 a grande actriz Maria Matos partiu de vez e em sua honra ficou em Lisboa o Teatro Maria Matos.
E em 1961 foi a vez do último dia do Secretário Geral das Nações Unidas o sueco Däg Hammarskjöld num suspeito desastre de aviação sobre os territórios africanos em convulsões.
E em 1987 foi o último dia do último Presidente da República do Estado Novo, o Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, mas também conhecido por “marido da D. Gertrudes”.
E em 1970 trago um primeiro e um último dia, porque no dia em que nasceu o Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado em que militaram vários ex-ministros de Portugal, entre os quais Durão Barroso, Nuno Ribeiro da Silva, e mais, e que é conhecido pela sigla de MRPP foi o dia em que acabou por morrer aquele que, para mim, foi o melhor guitarrista de sempre além de compositor e cantor norte-americano, Jimi Hendrix.
Também houve 1º dia de vida para a cantora e compositora Luísa Sobral, autora da canção vencedora do Festival da Eurovisão pela voz do seu irmão Salvador Sobral, pois nasceu em 1967 e um último dia para o grande nome da literatura portuguesa Alexandre Herculano que partiu em 1877.
Na ciência também houve um primeiro e um último dia para dois cientistas: em 1819 nasceu o francês Jean Foucault autor do célebre “pêndulo de Foucault” que serviu para estudo dos movimentos de rotação da Terra através da libertação de areia no seu movimento pendular e também morreu em 1783 o físico e matemático suíço que viveu grande parte da sua vida em S. Petersburgo, Leonard Euler que foi considerado o “super matemático” do século XVIII.
Como hoje foi tudo dividido em primeiros e últimos dias vou referir como ÚLTIMO assunto um PRIMEIRO dia no ano de 2009: abriu ao público, em Cascais, um museu a que foi dado o nome de Casa das Histórias – Paula Rego, num edifício com o risco do portuense Eduardo Souto de Moura (que venceu com ele o Prémio Secil de Arquitectura) e que se destina a expor essencialmente as obras da pintora portuguesa viva mais famosa fora de Portugal a PAULA REGO.