Rabindranath Tagore

07 de AGOSTO

Não sei onde li que hoje é o dia Internacional da Cerveja, mas não sei se é verdade, mas para mim todos os dias podem ser dias da cerveja. Mas é certeza que hoje é Dia da República da Costa do Marfim que se desligou da França em 1960. Como, ao contrário de todos os restantes países europeus, Portugal não se desligou das suas colónias no ano de 1960, então a guerra colonial começou em 1961 por alturas de Fevereiro e passados seis meses o Ministro da Defesa de Portugal escolheu este dia para anunciar ao povo “aos terroristas apenas se coloca a rendição incondicional ou o aniquilamento”. 10 anos depois eu, e muitos outros, tivemos a oportunidade de comprovar que nem se renderam nem foram aniquilados. Em 1974 chegava a Portugal o 1º embaixador russo, Arnold Kalinin.  E no ano seguinte era divulgado o “Documento Melo Antunes” também conhecido por “Documento dos Nove” preparado pela facção mais moderada do MFA. Outra balela, desta vez internacional, foi a conclusão peremptória da missão da ONU em Bagdad, no ano de 1991, da existência de armas de destruição maciça no Iraque e que foi retomada em 2008 pelo nosso Durão Barroso, pelo Aznar, pelo Blair e pelo Bush. Ainda hoje devem estar lá à procura delas.

Em 1876, nascia na Holanda a mais famosa espia disfarçada de bailarina exótica, cujo nome Margaretha Zelle é desconhecido, mas que usando um nome artístico de origem malaia que significa “Sol” ou melhor traduzido será “Olho do dia” pisou os palcos com o nome de Mata Hari. Chamavam-lhe Mata mas foi morta por fuzilamento. Também nasceu neste dia um artista brasileiro que é um artista do mundo que nos delicia apesar da sua idade, 78 anos. Chama-se o autor de “Leãozinho”, Caetano Veloso.

Se ele canta bem em 1975 nasceu uma bela actriz na África do Sul, e disse bela actriz porque trabalha bem e é uma beleza: Charlize Teron. Foi premiada com um Óscar de melhor actriz no filme “Monster” em 2004. E por falar de cinema, quem ainda se lembra dos filmes do “Bucha e Estica”? Neste dia o bom do “gordo” o Oliver Hardy deixava o mundo dos vivos em 1957. Uma figura que morreu neste dia na Índia, no ano de 1941 foi um poeta, músico, romancista e dramaturgo que tendo ganho o Prémio Nobel da Literatura de 1913 também revolucionou a literatura e a música indiana no fim do séc XIX e princípio do séc XX. O seu nome é Rabindranath Tagore. E vou finalizar com três notícias do atletismo. Em 2004 morreu o meu primeiro ídolo das corridas pedestres o sportinguista Manuel Faria que foi o primeiro português a ganhar a S. Silvestre mais famosa de todo o mundo, a de S. Paulo no Brasil. Era à meia-noite do dia 31 de Dezembro e devido à diferença horária os resultados só se ouviam de manhã do dia 1 de Janeiro, na rádio. Foi em 1956 e 1957 e eu com 10 anos devorei todas as reportagens. Em 1995 um inglês bateu o record mundial do triplo salto com 18,29 m e o seu nome é Jonathan Edwards. E para finalizar uma medalha de prata dos Europeus de 2002 para Portugal nos 100 metros planos porque o nigeriano Francis Obikwelu já era naturalizado português.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *