BEIRUTE-HIROSHIMA

Quem diria que no dia 04 de Agosto íamos ver aquele cogumelo destruidor de Beirute sem nos lembrarmos que hoje se registam os 75 anos de HIROSHIMA. Foi em 1945 neste dia que o mundo ficou a saber que o bombardeiro “Enola Gay” despejou a “Little Boy” a bomba de urânio que matou diretamente 140 mil japoneses. 

E quem sabe que Portugal em 1661 fez um acordo com a Holanda: o Tratado de Haia? É verdade, no tempo dos Filipes os Holandeses tinham ficado com alguns territórios ultramarinos portugueses e através deste acordo em que Portugal deu uma boa quantia e a Ilha de Ceilão retomamos o poder no Brasil e em Angola. Provavelmente hoje seria difícil assinar este tratado com o tratante frugal da Holanda. São mesmo um país muito baixo.

Em 1881 nasceu um cientista inglês que recebeu em 1945 o Prémio Nobel de Medicina pela sua descoberta em 1928 da penicilina que tanta vidas salva há muitos anos, chamado Alexander Fleming. E entre os PR  antecessores do Estado Novo, em 1915, foi eleito Bernardino Machado, em 1919 o eleito foi António José de Almeida e em 1923 o eleito foi o escritor e diplomata que nos deixou várias obras entre as quais “Sabina Freire”, o algarvio que se exilou voluntariamente na Argélia, Manuel Teixeira Gomes. Na pintura quem não conhece a tela “As Meninas”? Foi da autoria do espanhol Diego Velasquez que morreu em 1660 e em 1928 o famoso artista plástico norte-americano de origem checa Andy Warhol viu a luz do dia. Hoje é dia da Independência na Bolívia desde 1825 quando se libertou da Espanha e deve o seu nome ao seu primeiro presidente Simon Bolivar, e também da Jamaica que eu 1962 disse adeus ao Reino Unido e passou a criar recordistas mundiais de 100 metros em atletismo. Quem não conhece o “voador” Usain Bolt?. Em 1978 morria em Roma um Santo que como Papa terminou o Concílio Vaticano II e tentou implantar as resoluções do mesmo no dia-a-dia  da Igreja Católica mas só conseguiu uma parte. Foi o primeiro Papa, Paulo VI, a visitar Fátima, mas, mesmo sem pandemia, exigiu distanciamento social em relação a Salazar. Em 1993 foi formalmente constituída a empresa Metro do Porto que demorou anos a aparecer no terreno. E no ano seguinte calou-se para sempre a voz italiana de uma canção da minha juventude “Volare” o cantor Domenico Modugno.

Em 1966 foi inaugurada com o nome de Salazar a travessia mais importante do Rio Tejo em Lisboa com o Cristo Rei a olhar para ela até que a Revolução lhe mudou o nome para Ponte 25 de Abril e para comemorar passados uns anos premiou com  um buzinão o Primeiro Ministro de então. 

Em 1973 o governo de Marcelo (o Caetano) despediu o General Spínola de governador da Guiné e fê-lo regressar à metrópole.

Em 2001 morria o grande escritor brasileiro Jorge Amado deixando uma vastíssima obra dos quais destaco “Capitães da Areia”, “Jubiabá” e claro está “Gabriela, Cravo e Canela”.

Dois nascimentos que trago hoje, e que são muito importantes para mim, sendo um o moçambicano que nasceu em 1935 e que me fez gostar muito de futebol, e não podendo ser comparável eu acho que hoje seria craque mundial: chamou-se MÁRIO COLUNA.

O outro nascimento que trago aqui é de 1957 e é de alguém cujo pensamento público eu nem sempre concordo mas cujo carácter me parece ser de muita grandeza e que dá pelo nome de Rui Rio.

Como sabem eu gosto muito de desporto e hoje descobri que foi inaugurado neste dia em 2003 um Complexo Desportivo e tirei a seguinte conclusão: o Sporting não ganha nada porque o Alvalade é Alvalade XXI. Só serve para XXI. Foi um erro de baptismo!!! 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *