AYRTON SENNA – a última corrida

Isto não é uma Carta. Mas para começar a resenha de hoje que é 01 de Maio vou falar-vos de uma das cartas históricas mais importantes do nosso passado histórico e que até é estudada nas artes literárias e foi escrita em 1500: a famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, anunciando ao Rei D. Manuel I a descoberta uma semana das Terras de Santa Cruz que um tempo depois se passou a chamar Brasil.E como todos sabem este dia passou a ser o Dia Mundial do Trabalhador (outros chamam-lhe Dia do Trabalho) porque em 1886 houve a greve dos trabalhadores em Chicago que reclamavam 8 horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas de formação e que por isso ficou conhecida por “Greve dos Três Oitos”. Em 1967 em Roma, isto é na clandestinidade portuguesa saía o 1º número de jornal Portugal Socialista tendo como fundadores o antigo Presidente da Assembleia da República Tito de Moraes e o antigo Ministro da Educação Mário Sottomayor Cardia. Também neste dia mas em 1975 saíu o 1º número do “O Jornal” um jornal de Jornalistas com letra grande. (desculpem estar a ser subjectivo neste ponto, pode haver quem discorde). E um data triste para o 1º de Maio foi a “última corrida” de jovem cheio de furor na formula 1 e que falava português: AYRTON SENNA. A sua primeira vitória tinha sido no Autodromo do Estoril!

Para finalizar o dia 1 temos mais uma morte anunciada oficialmente a de Osama Bin Laden

E passando para o dia 2 não trago grandes notícias e a primeira é de caracter desportivo: o Benfica tornou-se Bi-Campeão Europeu ganhando, em Amsterdão por 5-3, ao Real Madrid(que tinha ganho as 5 primeiras edições)  e isto depois de no ano anterior ter ganho a sua primeira taça vencendo o Barcelona em Berna por 3-2. Se repararem as primeiras 7 Taças dos Clubes Campeões Europeus ficaram na Peninsula Ibérica sendo 5 para o Real e 2 para o Benfica. De lembrar aqui que na primeira Taça CCE os clubes foram convidados independentemente de serem ou não campeões nos seus países. Por Portugal foi convidado o Sporting e o primeiro jogo foi disputado no Estádio José de Alvalade e jogram e empataram os leões e o Partizan de Belgrado.

O outro facto que trago hoje é a morte aos 76 anos em 2011 um politico muito controverso chamado Boris. Será que os políticos chamados Boris terão de ser controversos? Pois bem, este Boris chamava-se Ieltsin e foi o primeiro presidente da Rússia após o desmembramento da União Sovietica.

E que se comemora no dia de domingo dia 3?  Uma evocação que se pode celebrar em Portugal porque houve o 25 de Abril de 1974 : DIA MUNDIAL da LIBERDADE DA IMPRENSA. Mas neste dia do ano de 1455 nasceu o verdadeiro Rei de Portugal a quem se devem os louros que os seus descendentes receberam – o “verdadeiro pai” dos descobrimentos o muito duro e severo D. João II a quem atribuíram um cognome adequado: o “Príncipe Perfeito”. Mas foi um homem de mau feitio e a propósito disso vem a ser seu contemporâneo alguém que nasceu em 1469 e cujos escritos com ideias politicas, filosóficas ou sociais foram distorcidas por irem contra os lobbyes religiosos e políticos vigentes. Logo o seu pensamento passou a ser originar um adjectivo que muita gente usa a preceito mas sem saber o porquê. Este escritor da Florença do renascimento chamou-se Nicolau Maquiavel. Como o texto vai longo vou terminar com uma descoberta que por sinal aconteceu, tal como as duas anteriores, no séc. XV: o seu autor foi o Cristovão Colombo em 1494 que deu de caras com uma ilha onde nasceram figuras ilustres e as mais conhecidas são o estilo musical Regae e o seu Bob Marley, e os sprinters do atletismo  entre os quais para os mais velhos o Bem Johnson e para os mais jovens o homem mais rápido do mundo Usain Bolt. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *