Anteontem comemoraram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974 uma data para mim inesquecível. 25 de Abril SEMPRE!
E esta data foi comemorada em 1990 com um “acutilante” monumento da autoria de José Cutileiro em Lisboa sobre o qual há belos comentários. E em 2007 foi inaugurada a ligação telefónica que, não resolvendo todos os problemas, tem sido muito importante até hoje para muito do nosso povo: a linha Saúde 24 – 808 24 24 24. Em 2014 morria uma figura carismática do nosso futebol, o saudoso portista “Professor Bitaites” e de seu nome Hernâni Gonçalves. E deixei para o fim o ano de 2004 quando o então Papa João Paulo II beatificou a “santa de Balasar” Alexandrina Maria da Costa. E refiro esta data porque a nossa filha é Alexandrina e um dos seus apelidos é Salazar. E jogando com as palavras temos em 25 de Abril duas Alexandrinas uma beata e a outra um anjinho e uma de Balasar e a outra chamada Salazar, isto em dia de Cravos.
Ontem, 26 de Abril, fez 49 anos que houve a primeira eleição democrática para a Assembleia da República, neste caso a Assembleia Constituinte donde saiu a primeira Constituição da República pós Estado Novo. Maravilhoso dia de liberdade. Ganhou o PS. Em 1986 deu-se o gravíssimo incêndio no reator da central nuclear de Chernobyl, em território da actual Ucrânia mas ainda sob a responsabilidade da União Soviética. Em 1995 e, numa parceria entre as grandes construtoras de veículos automóveis, Ford e Volkswagen, foi inaugurada a Autoeuropa que fortalece a nossa economia. E se ontem em 2004 houve uma beatificação de uma portuguesa hoje em 2009 houve a canonização de Nuno Álvares Pereira, o Condestável, com o elogio do Papa Bento XVI e que tomou o nome de Santo Nuno de Santa Maria. E no ano de 2011 partiu um homem notável na área da História, Filosofia, Sociologia, e mais especialidades e que foi expulso pelo Estado Novo por duas vezes do Ensino Universitário e que foi Ministro da Educação e Cultura em dois governos provisórios em 1974. O seu nome é Vitorino Magalhães Godinho e que era,, como eu contra o actual Acordo Ortográfico.
E no hoje 27 de Abril começo por falar no Salazar (faz parte da História de Portugal) que em 1928 foi convidado pelo PR Óscar Carmona para a pasta das Finanças que ele assumiu até tomar em 1932 o lugar de Presidente do Conselho (hoje Primeiro-Ministro) que liderou até cair abaixo da cadeira em 1968. E é na sua gestão que em 1963 é criada a ADSE um sistema que diferencia a assistência médica entre quem trabalha para o Estado ou quem trabalha para privados. Uma bela notícia surgiu em 1990 neste dia: foi feito com êxito no Hospital de Santa Maria o primeiro ‘autotransplante de medula óssea”. E o ministro Jorge Coelho apresentou em 2000 o projecto do Aeroporto da Ota (que já deve ter levantado voo). E em 2014 foi a vez de partir deixando uma bela obra literária o escritor, tradutor, ensaísta o multifacetado Vasco da Graça Moura.