A comunicação social para sobreviver tem que ter os seus consumidores sempre activos e não pode deixá-los esmorecer para que a parte audiovisual continue a ser veiculo de publicidade que a sustenta e a parte escrita continue a justificar o papel produzido. E como empresas que são nada está errado. Todas as empresas que existem têm o fim de dar lucro a quem arrisca o seu capital ou no mínimo não dar prejuízo. Tudo bem.
Ora um dos métodos que melhor alimenta o apetite dos seus consumidores é o sensacionalismo, aquilo a que nalguns momentos são as notícias “bomba” ou as reportagens “bombásticas. Claro que existem muitas notícias pela positiva mas as que mais “rendem” são as negativas, e em todas há variadíssimas categorias que não vou aqui especificar por serem quase incontáveis. Vou falar só de um tipo de notícias que são quase diárias.
A comunicação social como “Conservatória do Registo Civil”. De facto costuma ser neste tipo de lugar que se fazem casamentos e divórcios mas a comunicação social é especialista em casar e descasar alguns pares, uns sob o ponto de vista chamado “cor de rosa” e outros com “cores vivas” para dar lugar a cabeçalhos. Vou dar três exemplos das “cores” vivas deixando as “cor de rosa” para outras alturas.
Primeiro casamento: no primeiro mandato do PR o casamento do Prof. Marcelo R. de Sousa com o PM Dr. António Costa veio sempre a lume com relatos de carinhos e miminhos.
Segundo casamento: até ao fim da 1ª Liga de 2021/2022 a ternura como se evidenciava o casamento do Presidente Pinto da Costa com o Treinador Sérgio Conceição fazia crer que era um casamento para a vida.
Terceiro casamento: no final da 1ª Liga das Nações já depois do Europeu de 2016 todo o mundo jornalístico anunciava a quase namoro entre o Seleccionador Fernando Santos e o Jogador Cristiano Ronaldo.
Próximo primeiro divórcio: no segundo mandato do PR e no segundo Governo não há dia em que não seja anunciada a eminente rotura do casamento de ambos.
Próximo segundo divórcio: na liga de 2022/2023 e sobretudo depois da eliminação da Liga dos Campeões é o divórcio do Presidente e do Treinador do clube da invicta.
Próximo terceiro divórcio: com um novo amor espanhol à vista o Cristiano Ronaldo já provavelmente terá pedido o divórcio ao Fernando Santos.
Será verdade que alguns destes casamentos chegaram a consumar-se ou terão sido só uniões de facto?
E quanto aos divórcios estarão mesmo para sair ou vão ser só arrufos de namorados?
E assim nós vamos seguindo as telenovelas sempre à espera do próximo episódio que venha aguçar a nossa curiosidade. E se repararem são só “fofocas” mas que ocupam páginas e páginas e noticiários atrás de noticiários. Trazem alguma produtividade ao país? São uma realidade mas penso que não trazem nada de útil e por isso merece a mediocridade deste texto em que gastei tempo e não disse nada a não ser avisar que não nos deixemos distrair com “fofocas”.