Hoje 9 de Julho é um dia importante para a Argentina, porque, após uma tentativa em 25 de Maio de 1810, só foi consolidada a sua independência da Espanha neste dia de 1816 com o nome de Províncias Unidas do Rio da Prata passando depois a Argentina e só passados 43 anos a Espanha reconheceu a independência corria o ano de 1859 também neste dia. Mas também é o dia da independência de um dos países mais pobres do mundo e que resultou em 2011 da divisão do grande território da África sub-sariana: do Sudão nasceu o Sudão do Sul, depois de muitos anos de guerra fratricida e genocídios. Subsolos mineralizados são a causa da cobiça e da fome.
Mas a guerra é coisa de sempre e em 1832 o Porto liberal recebeu de braços abertos D. Pedro IV (que até lhe deixou em herança o seu coração). E como estamos a falar de Portugal, foi neste dia que o ensino obrigatório nosso país de analfabetos passou de 4 para 6 anos. E, ainda em Portugal, no ano de 1974, ao fim de quase 2 meses, o 1º Governo Provisório chefiado pelo Prof. Adelino da Palma Carlos apresenta a sua demissão.
E quem não conhece o grande poeta e compositor brasileiro autor de “Água de beber”, “Eu sei que vou te amar” ou a “Garota de Ipanema” baptizado como Vinicius de Moraes, que morreu em 1980?. E em 1992 a Associação da Imprensa Estrangeira distingue o grande Miguel Torga com o Prémio de Personalidade do Ano.
Como a CEE “virou” CE, também os africanos a imitaram e deixaram de ter uma Organização de Unidade Africana (OUA), que teve vocação para apoiar em massa as independências de todas as colónias dos diversos países, e passaram a ter uma UA (União Africana) com Chefes de Estado e PM’s de todos os países e neste dia de 2002 realizou-se a cimeira inaugural. Entretanto em 2004 o Tribunal Internacional de Justiça declarou ilegal o muro construído por Israel na Cisjordânia. Será que já foi derrubado?
Em 2006 na Alemanha a “squadra azzurra”, la bela Itália empata a zero a final do Mundial de Futebol, com a França e nos penalties leva a taça para o seu país por 5-3.
Hoje faz 64 anos um grande actor que entre muitos filmes levou para casa 2 óscares no “Filadélfia” e no “Forrest Gump” e já adivinharam que é o Tom Hanks e morreu outro premiado com um óscar pelo “Calor da Noite” chamado Rod Steiger em 2002.
Vou terminar com duas perguntas, sendo a primeira a seguinte: sabiam que em 1879 nasceu um Otorrino famoso? É verdade foi o compositor (estavam a pensar num médico) Otorrino Respighi. E a segunda já não é a brincar: quem já visitou a belíssima cidade de Praga capital da República Checa e não se lembra da icónica Ponte Carlos? Pois bem neste dia de 1357 (há 663 anos!) o Imperador Carlos IV colocou a pedra fundamental da sua construção. Os que ainda lá não foram esforcem-se por ir.