BENDITO O FRUTO ENTRE AS MULHERES

Hoje, 15 de Agosto, é um dia feriado para a população em geral, sejam católicos ou anticatólicos, e este ano colocado a uma segunda feira ainda dá mais benefícios de lazer.

Mas a origem do feriado é uma origem católica, isto é, celebra-se a ASSUNÇÃO de NOSSA SENHORA, que por palavras aligeiradas é “a subida de Nossa Senhora ao céu em corpo e alma”. E após este preâmbulo vamos ao tema que dá origem ao título do texto.

Na gíria popular da minha meninice ouvia-se dizer que hoje era o “Dia das Sete Santas” e não sabendo eu explicar o significado procurei encontrar no número sete o “número mágico” de “não, Pedro, sete não mas sim 70×7” para explicar a imensidade das coisas. E assim como a crença popular faz multiplicar o nome a Maria, mãe de Jesus, como Nossa Senhora de …   Temos imensas Nossas Senhoras consoante a localidade do país onde se faz a devoção,  a festa e o dia da celebração. No dia 15 de Agosto, talvez por ser feriado, concentram-se muitas celebrações espalhadas pelo mundo religioso e talvez seja esta explicação muito simplificada,  sem rigor teológico ou sociológico, que explique o dia ser o das “Sete Santas”. Mas porquê o título? Vamos a isso.

Talvez por haver tantas Santas a festejar neste dia julgo que toda a gente se esqueceu de um Santo que se celebra também a 15 de Agosto e de quem quase toda a gente ignora a sua pequena história. E “bendito o fruto entre as mulheres” dado que o inocente foi mártir aos 12 anos porque  mostrou coragem como cristão. Era um acólito que arriscou a vida ao levar de modo clandestino a hóstia consagrada aos cristãos presos mas foi denunciado, assaltado e espancado até à morte e diz-se que quando revistado não lhe foi encontrada a caixa de prata que continha o pão consagrado. Viveu no terceiro século e a sua veneração pode ver-se em vestígios nas catacumbas romanas de São Calisto. Alguém sabe o nome deste Santo Padroeiro dos Acólitos que teve o azar de ser celebrado no meio de tantas Santas? É por isso que eu chamei ao SÃO TARCÍSIO “bendito o fruto entre as Santas todas”.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *