E chegamos ao 15 de Julho. O Porto é campeão de futebol de 2020. Parabéns.
Em 1099 os cristãos concluíram na sua primeira cruzada rompendo o cerco militar a Jerusalém e conquistaram a cidade, em especial o Santo Sepulcro.
Em 1606 nascia na Holanda um dos maiores pintores de sempre Rembrandt que nos deixou belos quadros e o mais famoso é o “Ronda da Noite”.
Este ano o Marquês de Pombal (estátua) não teve os festejos do futebol, mas neste dia de 1759 o Marquês do Pombal (homem) teve festejos ao receber o título de Conde de Oeiras. 40 anos depois, em 1799, nas incursões napoleónicas em África alguém descobriu uma pedra muito importante porque nos levou à decifração moderna de hieróglifos e deu origem a um estudo novo: a egiptologia. Nela estava arquitectado um código e quem a arquitectou não se chamava Helena, mas a pedra chama-se “Pedra da Roseta”.
Em 1834, e ao fim de 356 anos de existência, a Espanha extinguiu a Inquisição que alguns intitulavam de santa mas que teve tudo de cruel e violenta. E por falar em violência em 1864 foi registada uma patente que tinha tudo para ser de uso pacifico mas tal como a Inquisição teve o uso pacifico e o seu contrário: a dinamite, e quem a registou foi o sueco Alfred Nobel (esse que dá nome aos Prémios). Uma descoberta de que poucos conhecem o seu autor, mas a quem dão graças sempre que dela necessitam, foi a descoberta da anestesia e o seu autor, que morreu neste dia em 1868, foi William Thomas Morton. A nossa vizinha Galiza perdeu neste dia de 1885 uma das poetas mais valiosas, Rosalia de Castro que deixou vasta e linda obra poética. E em 1904 a Rússia perdeu um médico que não ficou famoso pela sua profissão mas sim pela sua arte literária em que revolucionou o conto e, em especial, a arte teatral. Chamava-se Anton Tchekov, um clássico da arte cénica cujo trabalho mais conhecido é “Tia Vânia”.
Quando eu era jovem fiquei fascinado nas aulas de História pela façanhas de um general cartaginês, o Aníbal que com os seus elefantes invadiu o território romano nas Guerras Púnicas. Pois bem agora nesta fase da minha vida olho para a história recente de Portugal e já não gosto do nome Aníbal porque me lembra outro sem elefantes mas sempre de trombas que nasceu em 1939.
Como ontem vos anunciei, morreu tragicamente em 1912 o nosso maratonista Francisco Lázaro vitima dessa prova. E este dia em 1979 foi um dos dias de maior glória do nosso, também tragicamente morto na sequência de uma outra prova, o herói do ciclismo Joaquim Agostinho que venceu a famosa etapa de montanha que termina num ícone da Volta à França, o Alpe d”Huez.
Em 1997 desaparecia para sempre um homem da elegância na arte da costura, o italiano Gianni Versace.
Em 1987 imagine – se conseguir – o que aconteceu na URSS: o seu Presidente, Mikhail Gorbatchov, anuncia a condenação do “estalinismo”. Deve ter sido um terramoto!!!
Em 2006 nasceu um “bébé” que muita gente gosta, mas o mais famoso adepto dos últimos tempos é um senhor chamado Donald: nasceu o Twitter.
Para acabar bem digo-vos que em 2015 a ONU instituiu o dia 15 de Julho como o DIA INTERNACIONAL DAS COMPETÊNCIAS (HABILIDADES) DOS JOVENS.