21 de Outubro
DIA MUNDIAL do ECUMENISMO
DIA MUNDIAL da MAÇÃ
Diz-se que foi por Martim Moniz ter morrido atravessando-se nas portas da cidade que o “Cerco de Lisboa” (nome de obra de Saramago) se resolveu ao fim de 3 meses e 3 semanas de cerco orientado por D. Afonso Henriques, no ano de 1147. E no ano de 1520 se Fernão de Magalhães descobriu o estreito meridional da América do Sul a que deu o seu próprio nome: Estreito de Magalhães, um navegador de Viana do Castelo, João Alvares Fagundes, descobriu as Ilhas de S. Pierre e Miquelon a que chamou inicialmente “as ilhas das 11 000 virgens”. E talvez por serem muitas virgens foi mais para norte e descobriu (?) novas terras no Canadá na zona de Labrador e Terra Nova. Em 1805 ao sul de Cádiz junto ao Cabo Trafalgar terminou a batalha naval entre a frota inglesa e a da aliança franco-espanhola que levou o Almirante inglês Horatio Nelson a uma brilhante vitória que lhe deu glória mas…também a morte. A Praça de Trafalgar com a Coluna de Nelson evoca o seu herói e a Batalha de Trafalgar. Como o ser humano é perverso o mecenas de valiosos Prémios entre os quais o da Paz e que nasceu em 1833 foi o sueco Alfredo Nobel que inventou a dinamite que tanto mata e destrói. Em 1913 surgem no New York World as 1ªs palavras cruzadas.
Foi em 1917 que se estreou numa revista o grande Vasco Santana e nascia nos EUA o trompetista de jazz Dizzie Gillespie. Um antigo jogador dos júniores do Leixões (e mais tarde seu treinador) foi também jogador do Lusitano de Vila Real de Santo António e nasceu em 1928 em Lamego e foi baptizado como eu, José Maria. O resto da vida dele já todos sabem: era o Zé do Boné e o seu apelido era Pedroto. Benjamin Nethanyahu nasceu em 1949. O Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York, abriu portas em 1959. “Cem Anos de Solidão” a que se seguiu “Crónica de Uma Morte Anunciada” e depois “Amor em Tempo de Cólera” e acabando em “Memória das Minhas Putas Tristes” é um passeio pelas obras do Nobel de 1982 o colombiano Gabriel Garcia Marquez. Natália Correia a grande poetisa açoriana recebeu o Grande Prémio da Poesia da APE em 1991 com “Sonetos Românticos”. Em 1998 foi o dia 1 da comercialização em Portugal do Viagra. E o sistema operativo Android foi lançado em 2008.
Vamos ao atrasado que esta a acabar.
Dia 13 – DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DE CATÁSTROFES
DIA NACIONAL do PEREGRINO
DIA da BEATA ALEXANDRINA, de BALASAR.
Luísa de Gusmão, esposa de D. João IV nasceu em 1613. E em 1882 nasceu a “Associação de Jornalistas e Homens de Letras” na cidade do Porto. Foi uma bela escola mas hoje não estou a par da sua atividade formativa. Em 1917 deu-se em Fátima a última aparição conhecida como a do “Milagre do Sol”. Em 1921 nasceu o actor francês Yves Montand e em 1925 a Margaret Thatcher. Em 1961 Amílcar Cabral pediu a Salazar a autodeterminação para a Guiné e para Cabo Verde através de uma “carta aberta” mas Salazar “fechou-a”. Em 1973 Eusébio despediu-se da Selecção Nacional na Luz num empate 2-2 com a Bulgária. Em 2004 Jorge Sampaio, então PR, recebeu o Prémio Carlos V, da Coroa Espanhola, pelo seu empenho nos ideais europeus. O Nobel da Literatura de 2005 foi para o britânico Harold Pinter. Ban Ki-moon, sul coreano, foi eleito em 2006 Secretário Geral da ONU no mesmo dia em que a Marinha Portuguesa teve a sua 1ª mulher piloto: Mónica Martins. Em 2010 Portugal foi eleito membro “não” permanente do Conselho de Segurança da ONU. Em 2016 o mesmo Conselho escolheu, no dia 5, António Guterres e neste dia 13 ele foi aclamado pelo plenário de países como o novo Secretário Geral das Nações Unidas.