Meus AMIGOS hoje é o DIA dos AMIGOS ou da AMIZADE, mas, no Xadrez da vida, os amigos têm de ser reais e não virtuais. Tenho recebido pedidos de amizade virtuais mas, como gosto de gerir as minhas coisas, só “abro” portas se tenho vagas no meu “numerus clausus”. E é neste jogo que hoje se comemora também o DIA do XADREZ.
Quem já foi ao Rio de Janeiro já aterrou no Santos Dumont, que é o nome do aeroporto mas também de um pioneiro da aviação que nasceu em 1873. E como estamos no Brasil digo-vos que se realizou neste dia a 1ª sessão da Academia Brasileira das Letras criada pelo, talvez, melhor escritor brasileiro de sempre Machado de Assis, decorria o ano de 1897. E para sair do Brasil digo-vos que faz hoje 40 anos uma das belezas das passagens de modelo a Gisele Bundchen. Não é a garota de Ipanema mas…
Depois de assistirmos à “traição” turca do Racip Erdogan com a maravilha que é a Santa Sofia, eis duas notícias turcas deste dia: em 1936 através do Tratado de Montreux (Suiça) foi devolvida à Turquia a soberania sobre os Estreitos de Bósforo e Dardanelos dois canais estratégicos que separam a Europa da Ásia e que ligam o Mar Egeu ao Mar da Mármara (Dardanelos) e o Mar da Mármara ao Mar Negro (Bósforo – que quer dizer “passagem de boi”) a outra notícia é de 1974 e diz respeito ao conflito cipriota. De facto o Presidente de Chipre, o conhecidíssimo Arcebispo Makarios III, que resistira a 4 tentativas de assassinato, não resistiu ao golpe de estado perpetrado pela ditadura militar dos coronéis da Grécia e foi deposto, o que deu um motivo ao governo turco para, passada uma semana, no dia 20 de Julho invadir a ilha cipriota e assim hoje Chipre é uma parte turca e outra parte grega. E como estamos na Europa Oriental lembramos a morte do arménio Calouste Gulbenkian em 1955 e para a comemorar em 1983 foi inaugurado o Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão e no ano seguinte abriu o Centro Artístico Infantil da Fundação.
Para uns comemora-se hoje, dia 20, para outros considera-se amanhã, dia 21, a chegada do Homem à Lua com o Neil Armstrong a dizer “é um pequeno passo para o homem mas um grande passo para a Humanidade” isto em 1969 e em 1976 pousou, pela primeira vez, em Marte, mas sem tripulação, a Viking I. No mesmo dia da chegada à Lua realizou-se em Portugal o primeiro transplante de um órgão de um dador VIVO.
E quem sabe o que foi a operação Valquíria? Foi uma falhada tentativa de assassinato de Adolf Hitler durante a reunião do seu estado-maior em Rastenburgo. Que falhanço!!! Estávamos em 1944 mas quem não escapou a ser morto em 1951, em Jerusalém, foi o Rei Abdulah da Jordânia. Nos mesmos JO de Montreal onde o Carlos Lopes ganhou a prata o nosso atleta Armando Marques deu um “tiro certeiro” no “Fosso Olímpico” e trouxe outra medalha de prata, no ano de 1976. E agora que falamos de Jogos Olímpicos foi neste dia do ano de 1968 que se iniciaram em Chicago com cerca de 1000 atletas os “SPECIAL OLYMPICS” os primeiros JO para atletas diminuídos intelectuais. Julgo que são os hoje denominados Jogos Paralímpicos. Mas as façanhas desportivas não ficaram por aqui porque em 2013, o atleta Nuno Alves ganhou uma medalha de bronze na prova dos 5000 metros do Mundial de Atletismo Paralímpico em França, e em 2007 o nosso alpinista João Garcia atingia o cume do K2, a segunda maior altitude dos Himalaias e do Mundo, com 8611 metros de altitude. E vejam só, em 1919 tinha nascido neste dia o 1º vencedor do Everest, Sir Edmund Hillary. Sobre países há o armistício da Indochina, assinado em Genebra, pela França e pelo Exército Popular do Vietname (e não estudei o assunto) nasceram o Vietname do Norte e o Vietname do Sul como países independentes e, sabem no que deu: a dolorosa Guerra do Vietname que acabou com a unificação do país com tantas mortes e em que se envolveram os EUA, que neste dia e ao fim de 50 anos de divórcio restabeleceu relações, por Barack Obama, com Cuba. E agora? Agora há Donald…E por falar em EUA, no ano de 1927 foram executados, por roubo e assassínio, dois sindicalistas de origem italiana Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti e 50 anos depois o episódio, conhecido como “Sacco e Vanzetti”, foi considerado um tremendo erro da justiça e, em 1977, foram absolvidos. Mas acho que eles não quiseram ressuscitar…Numa altura em que a União Europeia anda a “partir pedra” há 4 dias faz hoje 95 anos Jacques Delors (30 anos seu Presidente) e em 1938 nascia a linda Natalie Wood, oscarizada no filme “Esplendor na Relva”, e dentro das artes musicais chegou em 1947 o extraordinário instrumentista mexicano Carlos Santana e em 1979 nascia o saudoso futebolista húngaro que morreu fulminado num jogo de futebol em Guimarães: Miklos Féher. Nasceu muita gente mas a contrapartida aparece também. Vou “matar” gente.
No cinema em 1973 deixou de lutar o Bruce Lee, na música deixou de tocar o 1º vencedor do Grande Prémio Vianna da Mota em 1957 o pianista russo de origem ucraniana Naum Shtarkiman que desapareceu em 2006, e na pintura deixou de pintar em 2011 o Lucien Freud (que detém o record de preço de venda de um quadro de pintor vivo), mas o dia pior foi o de 2012 em nos deixavam uma mulher antifascista que foi a responsável pelo maior êxito na diminuição do analfabetismo Helena Cidade Moura e um homem que não há quem não o conheça: José Hermano Saraiva, um antigo ministro da Educação do Estado Novo e que foi um grande divulgador televisivo, e não só, da Cultura Portuguesa, em especial da História. E o texto hoje vai grande mas vou “acabar” a “comunicação” porque neste dia “acabou” também o tempo terreno do inventor da “comunicação” por telegrafia sem fios: o Senhor Marconi morreu em 1937.