ZECA AFONSO

02 de AGOSTO

Como cristão sei que Jesus pregou muitas vezes na Sinagoga, lugar de culto dos Judeus.  Em 1675 foi inaugurada a Sinagoga Portuguesa de Amsterdão uma bela e monumental obra de estilo barroco,  muito rica no seu interior e que foi mandada construir pela comunidade sefardita expulsa de Portugal. Outra inauguração deste dia em 1870, foi a da 1‘ linha de Metro de todo o mundo: Torre de Londres até Tooley Street.

Em 1921 morreu o tenor italiano mais conhecido do começo do século XX, Enrico Caruso. 

Uma descoberta de Carl David Andresen, físico dos EUA, ocorreu neste dia em 1932 e valeu-lhe o Prémio Nobel da Física em 1936 – descobriu o “pósitron” uma antítese do electrão. No ano desta descoberta nascia o actor Peter O’Toole visto em “Lawrence D’Arábia”. Albert Einstein neste dia de 1939 escreveu ao então Presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, a informa-lo de que a Alemanha nazi teria a possibilidade de construir uma bomba atómica pelo que aconselhava a que o Projecto Manhatan (projecto militar nuclear) fosse por diante o mais rápido possível. Assim foi e em 1945 toda a gente sabe o que aconteceu. Em 1945, depois da capitulação da Alemanha, terminou a Conferência de Potsdam, em que Stalin, Churchill, Atlee e Truman decidiram entre si como “açaimar” a Alemanha e como administrar os despojos.

Em 1980 um grupo neofascista reivindicou o brutal ataque à bomba na estação de comboios de Bolonha em que morreram 84 pessoas e mais de 200 ficaram feridas. Em 1988 morria no Brasil um dos primeiros opositores de Salazar, que se exilou logo em 1930, chamado Sarmento Pimentel coronel da força aérea. Diz o povo português que “quem tudo quer tudo perde” e foi isso que aconteceu em 1990 ao Saddan Hussein que quis anexar o Kuweit, o que revoltou o mundo, (santo petróleo) e foi o princípio do seu fim, primeiro com a guerra com o Irão e depois com as duas guerras com os EUA que o levaram à morte. Hoje não tinha nada de literatura até que descobri que em 1942 nascia no Chile a escritora de “A Casa dos Espíritos” e tantos outros, a Isabel Allende que no mês de Maio deu uma entrevista virtual em directo para a Literatura Em Viagem (LEV) da Câmara de Matosinhos. E do desporto também não tinha nada mas descobri que a 3ª medalha de ouro olímpica tinha chegado para Portugal neste dia de Atlanta pelos pés da Fernanda Ribeiro, menina de Penafiel, que fez os 10 000 metros à frente de toda a concorrência. E em 2004 uma arte que eu muito aprecio, a fotografia, perdia para sempre um dos seus grandes expoentes mundiais: o francês Henri Cartier-Bresson.

E deixei para fechar com chave de ouro o anúncio do nascimento de um dos mais ilustres aveirenses de sempre: José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos que faz hoje 91 anos, porque um génio destes nunca deixa de fazer anos. Os “CANTARES sejam Do ANDARILHO” ou as “CANTIGAS sejam DO MAIO” tanto faz, porque “VENHAM MAIS CINCO” ou até “TRAZ UM AMIGO TAMBÉM” e tantos outros são colegas e companheiros que estiveram “à sombra de uma azinheira” à espera que chegasse à música da Rádio Renascença uma composição escrita em 1964 para se tornar gloriosa dez anos depois: “GRÂNDOLA, VILA MORENA”. O professor liceal JOSÉ AFONSO, o compositor-cantautor   ZECA AFONSO. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *