18 de MARÇO
Em 1834 acabou o absolutismo em Portugal com a exoneração de D. Miguel e com todos os bens da Casa do Infantado incorporados no tesouro do Reino.
Em 1871 começou uma revolta em Paris a qual durou até 25 de Maio e a que se chamou “Comuna de Paris”. De um lado as Forças Armadas e a República e do outro lado os revoltosos e a Guarda Nacional. Quando acabou havia mais de 10 mil mortos. E tudo voltou à normalidade.
Em 1875 fundou-se o Ginásio Clube Português e em 1918 o Clube Desportivo Feirense.
Hoje chamam-se “Escolas Superiores de Educação” mas em 1897 quando foram criadas chamavam-se “Escolas Normais” para formar professores da instrução primária.
Face às repressões que o governo de Hintze Ribeiro fez às instituições católicas, os estudantes da Univ. de Coimbra resolveram formar em 1901 o Centro Nacional Académico que no ano seguinte mudou o nome para Centro Académico da Democracia Cristã e pertence à Diocese de Coimbra.
Em 1903 morreu “Só” e sem “Despedidas”, o poeta portuense António Nobre, recordado com um seu poema numa lápide num rochedo junto à Casa de Chá da Boa Nova e num monumento no jardim em frente.
Em 1911 sobre as cinzas do Arquivo Real que datava de 1378 nasceu o Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Em 1922 o pacifista inglês da Índia, Mahatma Gandhi foi condenado a 6 anos de cadeia, dos quais cumpriu dois.
Imaginem que já em 1938 o petróleo era notícia com o México a nacionalizar os campos americanos e ingleses
Em Angola em 1961 a Força Aérea Portuguesa começa a bombardear as bases da UPA/FNLA. E enquanto o Estado Novo não compreendia os sinais dos tempos em 1962 a França assinava em Evian-les-Bains (centro de águas termais da Roche Posay) o acordo de cessar fogo com os rebeldes argelinos e assim pôs fim à guerra de libertação da Argélia.
Em 1965 ao mesmo tempo que Alexei Leonov era o primeiro homem a passear no espaço, morre, no luxuoso exílio de Roma, o ex Rei Faruk do Egipto e, coincidência ou não, em 1983 outro exílio de luxo e morre em Genebra o ex Rei de Itália,, Umberto II.
Em 1988 foi constituída a Fundação Oriente e nesse dia o arq. Gonçalo Ribeiro Telles recebeu a Ordem Militar de Cristo.
Em 1996 Oscar Lopes o ensaísta, escritor, critico literário e professor universitário e matosinhense recebeu o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e nesse dia o Nobel da Literatura de 1979, o poeta grego Odysseas Elytis morreu.
“2001 Odisseia…dos deficientes portugueses que ganharam 29 medalhas, das quais sete de ouro nos Mundiais de Atletismo em pista coberta. E no mesmo dia o Sp. de Espinho ganhou uma taça europeia de voleibol, a Top Teams Cup.
Em 2004 o poeta Vasco da Graça Moura recebeu em Paris a “Coroa de Ouro do Festival da Poesia de Struga”.