CAMILO CASTELO BRANCO – um Senhor Escritor

16 de MARÇO

DIA MUNDIAL do SERVIÇO SOCIAL

“A Queda de Um Anjo” não se deseja, mas o escritor que também nos deixou um “Amor de Perdição” e outro “Amor de Salvação” chamava-se Camilo Castelo Branco e nasceu em Lisboa em 1825. 

O 1º Ministério do Trabalho e Previdência Social foi criado em 1916 no gabinete do PM António José de Almeida (que foi em 1919 PR sendo o único PR da 1ª República que terminou o mandato) e a este governo chamou-se “União Sagrada” por ser formado por dois partidos que apoiavam a entrada de Portugal na 1ª guerra.

FIUME – o que é? onde é? ainda existe? o que sabemos? 

É uma cidade, mas já foi um estado independente durante 4 anos, entre a Itália e a Jugoslávia que através do Tratado de Rapallo em 1920 abdicaram ambos da sua disputa. Com o fascismo em Itália no tratado de Roma de 1924  Fiúme foi anexada pela Itália e Susak ficou para a Jugoslávia. Após a II guerra, e com a derrota de Mussolini, em 1947 mais um Tratado em Paris e a Jugoslávia ficou com a cidade. Resultado: se em 1924 os eslavos foram corridos de lá agora foram os italianos os corridos e em ambos os casos  o genocídio esteve presente. Hoje chama-se Fiume em italiano e húngaro, Reka em esloveno, Pflaum em alemão, mas todo o mundo a conhece como a terceira cidade da Croácia com o nome de Rijeka. (Eu herdei um selo de correio do estado de Fiume). 

Vou anunciar três nascimentos: em 1926 o cómico que animou o meu cinema na juventude, o americano Jerry Lewis, em 1927 o pintor e ceramista português Manuel Cargaleiro e em 1941 o realizador de cinema italiano Bernardo Bertolucci, autor de dois “últimos” que foram “primeiros” em qualidade: “O Último Imperador” e o “Último Tango em Paris”.  E em 1940 tinha morrido a escritora sueca, Nobel da Literatura em 1909 Selma Lagerlöf. E no ano de 1959 foi a vez do poeta português António Botto que nos deixou “Baionetas da Morte”.

Em 1968 no Vietname as tropas dos EUA cometem um massacre em My Lai em que matam mais de 500 habitantes de uma aldeia. 

E eis que chega 1974 e um grupo de militares comandados pelo capitão Armando Marques Ramos sai do RI 5, nas Caldas da Rainha, a caminho de Lisboa e são barrados pelo Estado Novo. Estavam criadas com este “fracasso” as bases para o “sucesso” do 25 de Abril.

Neste dia de 1978 enquanto se inaugurava a Academia da Força Aérea em Portugal na Itália as violentas Brigadas Vermelhas raptavam o antigo PM Aldo Moro que apareceu morto mais tarde. Em 1979 morreu um dos país da Europa Unida o francês Jean Monnet.

Em 1993 morreu a escritora Natália Correia que foi deputada, que foi dona do bar o “Botequim” e foi declamadora e que nos deixou esta frase “só os medíocres sabem o que fazer com a vitória”. E em 1995 o último estado dos EUA, o Mississipi aceitou a 13ª emenda e acabou com a escravatura. Atenção é 1995 não é 1895!!!

Em 2000 o diretor da PJ Fernando Negrão demitiu-se por causa do caso da Universidade Moderna e de fugas de informação. Em 2005 a cidade emblemática de Jericó é entregue por Israel ao Estado Palestiniano. E em 2007 a China aprova a lei da propriedade privada. Hoje são proprietários privados em todo o mundo.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *