14 de MARÇO
DIA da INCONTINÊNCIA URINÁRIA.
Hoje vou começar por vos dar música mais uma vez. Quem não conhece a “Marcha Radetzky” com que termina o maravilhoso “Concerto de Ano Novo”, de Viena, que a RTP transmite todos os anos em 1 de Janeiro e em que a assistência bate palmas a acompanhar? É a obra mais conhecida de Johan Strauss (Pai) que nasceu em 1804.
E agora tudo é “relativo” porque em 1879 nasceu aquele que foi o autor da teoria da “Relatividade Geral” (confirmada na Ilha do Príncipe) que foi Nobel da Física em 1921, o alemão Albert Einstein.
Em 1883, em Londres, chegou ao fim um filósofo e historiador alemão que deixou marcas até aos nossos dias: Karl Marx autor de “O Capital”. Nasceu na Alemanha, morreu na Inglaterra e nenhum deles foi ou é marxista. Faz lembrar que “ninguém é profeta na sua terra”.
Quem se lembra que tivemos um PR chamado João Canto e Castro? Foi governador de Moçambique e deve ter feito amigos em Matosinhos, onde foi o diretor da Escola de Alunos Marinheiros, e foi, como Almirante, Ministro da Marinha de Sidónio Pais e sucedeu-lhe como PR. Morreu em 1934.
Em 1937 o Papa Pio XI publicou uma encíclica “Mit Brennender Sorge” (com ardente preocupação) e foi escrita – o que é raro – em alemão porque Adolf Hitler havia rompido a Concordata que assinara pouco tempo antes, e na qual criticava abertamente o Furher. Pouco tempo depois publicou outra encíclica “Divini Redemptoris” em que condenava o comunismo. Morreu no início da II guerra.
1945 é considerado o dia da fundação da TAP. Se ela não existisse também viajávamos de avião e teríamos alguns euros a mais nos cofres, mas agora “mata-la” era uma grande crise social e mantê-la é uma grande crise financeira.
Em 1958 nasceu o Príncipe do Mónaco Alberto II.
Em 1961 os EUA votaram no Conselho de Segurança da ONU ao lado da URSS contra a política colonial portuguesa. Em 1974 os dois PR não eleitos após o 25 de Abril, António de Spínola e Francisco da Costa Gomes foram demitidos por Marcello Caetano dos postos de Chefe e Vice-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas.
Em 1975 em resposta ao frustrado golpe spinolista de 11 de Março o Conselho de Revolução decretou a nacionalização da banca.
Em 1983 foi fundado o Instituto de Apoio à Criança, por iniciativa de Manuela Ramalho Eanes, e é hoje presidido por Dulce Rocha, com o intuito de proteger os direitos da criança.
Em 1993 morreu um dos MNE mais importantes do Estado Novo, o embaixador e historiador Franco Nogueira, que biografou Salazar.
A Fundação AIS, (Ajuda à Igreja que Sofre) é instituída canonicamente em Portugal pelo Cardeal Patriarca em 1995.
E despedimo-nos em 2016 do multifacetado actor e político activo Nicolau Breyner e no ano de 2018 do cientista que, como físico, trabalhou na teoria da relatividade e no “obscuro” tema dos buracos negros: Stephen Hawking.