25 de FEVEREIRO
A poesia portuguesa neste dia viu “chegar” um e “partir” outro, e assim quem “partiu” em 1819 foi o Padre Francisco Nascimento, mas que assinava Filinto Elísio, que nos deixou “Obras Completas” e várias traduções e quem “chegou” em 1855 foi o Cesário Verde, autor de “O Sentimento de Um Ocidental” e o “O Livro de Cesário Verde”.
Uma arma de fogo que serviu a muita violência e a muitos duelos individuais foi patenteada em 1836 pelo americano Samuel Colt: o revólver. E depois do barulho dos tiros o som harmonioso de um tenor nascido em Nápoles em 1873 e que encantou o mundo: Enrico Caruso.
Duas regiões africanas, uma continental e outra insular, foram anexadas no Indico em 1885 e o curioso é que hoje em dia as duas regiões Tanganica e a ilha de Zanzibar formam um único país: Tanzânia, depois de terem obtido cada uma a sua própria independência do Reino Unido.
Quanto se fala de vozes masculinas do fado as nossas lembranças vão logo para Carlos do Carmo e…Alfredo Marceneiro e este nasceu em 1891.
Juan Peron inaugurou em 1951 na Argentina os 1ºs Jogos Pan-Americanos.
Gamal Abdel Nasser, na altura coronel, tomou o poder derrubando Mohamed Neguib que tinha tomado o poder derrubando a Monarquia egípcia. Isto no ano de 1954.
Uma boa notícia em 1955 foi a inauguração em Lisboa da Clínica de Reabilitação de Deficientes Visuais que hoje se chama Centro Hellen Keller.
Em 1961 o Kuweit declara a independência do Reino Unido que a reconhece poucos meses depois.
É neste dia de 1965 que é anunciado que Humberto Delgado desapareceu suspeitando-se que teria sido morto o que veio a verificar-se que era verdade.
Em 1970 iniciou a sua atividade a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, instituição que esteve algum tempo a “marinar” depois da Revolução de Abril mas que está a querer reerguer-se e, ao mesmo tempo, o Congresso dos EUA recebia o líder do PAIGC Amílcar Cabral (que seria assassinado 3 anos depois) apósele intervir numa homenagem ao líder da Frelimo Eduardo Mondlane que tinha sido assassinado em 1969.
Em 1983 morreu o escritor dos EUA Tennessee Williams autor de “Um Eléctrico Chamado Desejo” e “Gata Em Telhado de Zinco Quente”.
Em 1986 nasceu o primeiro bebé-proveta com 3,330 kgs baptizado com o nome de Carlos Saleiro que começou a jogar futebol no Sporting e foi campeão europeu pela Selecção de sub-17 e jogou na de sub-21 e sub-23.
Em 1987 a Assoc. de Escritores da Rússia reabilitou o Nobel Boris Pasternak, autor do “Doutor Jivago”, e anulou a sua expulsão decidida por Stalin 30 anos antes.
Com a queda da URSS em 1990 o Pacto de Varsóvia, que existia por oposição à Nato, dissolveu-se.
O grande (em tamanho e em qualidade cénica) actor e encenador de teatro Rogério Paulo morreu em 1993
Em 2004 o PR Jorge Sampaio foi agraciado com o Prémio Carlos V, para a Paz.
Em 2005 morreu o advogado fundador da Amnistia Internacional, Peter Benenson. O motivo para esta criação foi o facto de num café de Lisboa dois jovens terem sido presos pela PIDE por gritarem “Viva a Liberdade”. (vejam o que ganhamos com a Revolução de Abril). A Amnistia Internacional foi fundada em 1961 e foi Nobel da Paz em 1977.
O grande ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior José Mariano Gago um cientista que “partiu” muito cedo assinou em 2006 no CCB um acordo entre o Governo Português e o Massachussetts Institute of Technology (MIT).