23 de FEVEREIRO
Começo hoje por vos dar música ao anunciar o nascimento em 1685 do compositor alemão Georg Haendel que nos deixou o “Messias”.
E em 1797 a Monarquia não criou o serviço militar obrigatório mas os detentores de bens da Coroa e os herdeiros de morgados ou capelas, ou serviam no exército ou na marinha ou tinham que devolver os bens. Voluntários à força.
Quem estudou probabilidades e estatística sabe quem foi o matemático e astrónomo alemão Carl Gauss que morreu em 1855 deixando-nos “a curva de Gauss”.
Em 1869 foi abolida a escravatura em todos os domínios portugueses. E em 1883 nasceu o filósofo alemão de cariz existencialista Karl Jaspers.
Talvez hoje Cuba esteja arrependida de uma decisão que tomou em 1903 mas contrato é contrato: cedeu a base de Guantánamo aos EUA em “cedência perpétua”.
A lei do divórcio, a criação do registo civil (roubando o serviço às paróquias) e o fim do juramento religioso nos tribunais em 1911 na separação de poderes entre o Estado e a Igreja levou à contestação dos bispos, mas sem sucesso.
Mas em 1918 o governo deu um passo atrás e restituiu ao clero alguns poderes em relação ao culto religioso.
No ano de 1919 o governo de Domingos Pereira extinguiu a polícia política criada por Sidónio Pais, no mesmo dia em que saiu o primeiro número do jornal anarco-sindicalista “A Batalha” como porta-voz da classe operária e em Itália o Benito Mussolini criou o Partido Fascista Italiano.
Em 1945 foi criado o SNI – Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo, que substituiu o Secretariado da Propaganda Nacional e o seu primeiro presidente foi António Ferro que respondia diretamente ao ditador.
Em 1954 o médico imunologista dos EUA Jonas Salk apresentou a vacina contra a poliomielite.
Em 1960 nasceu o actual imperador do Japão Naruhito.
E passados 5 anos morreu o actor americano Stan Laurel, o Estica da parelha “Bucha e Estica”.
Em 1969 morreu o Rei Saud da Arábia Saudita.
Em 1972 foi criado o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
A “Rádio Portugal Livre” fundada em 1962 pelo PCP e instalada em Bucareste (Roménia) no seu programa “A Voz das Forças Armadas” anunciava o seu apoio ao Movimento dos Capitães, dois meses antes da revolução.
Em 1981 houve uma tentativa de golpe de estado em Espanha com o tenente coronel Tejero Molina a invadir as Cortes, mas acabou preso.
Em 1987 chegou a notícia da morte do grande Zeca Afonso que foi professor, poeta, compositor e cantor e que nos deixou uma discografia enorme e entre muitos está a “Grândola, Vila Morena”, gravado em França em 1971 no álbum “Cantigas do Maio”. Em 2002 é raptada pelas FARC (guerrilha da Colômbia) a candidata às eleições presidenciais Ingrid Bettencourt uma franco-colombiana e no Porto é jubilado o saudoso Professor Nuno Grande alma mater do Instituto de Ciências Biomédicas Dr. Abel Salazar.