Morreu em 1978 mas deixou gravado “Se bem me lembro” VITORINO NEMÉSIO

20 de FEVEREIRO

DIA MUNDIAL da JUSTIÇA SOCIAL

DIA do ANIMAL de ESTIMAÇÃO

O fundador da cidade maravilhosa que ficou com sambódromo “às moscas” foi o português Estácio de Sá que morreu em 1567. Já imaginaram o Rio sem Carnaval?

Transmissão de imagem à distância…que tem isto de novidade? Há que anos que há TV, etc. Então porquê? Porque Adriano Paiva Brandão, professor da Universidade do Porto publicou um artigo sobre o telescopia…em 1878!

Em 1891 o governo de João Crisóstomo com a intenção de “manter a paz social” (o que é isto?) limitou a “liberdade de reunião e associação” (na monarquia não havia a PIDE).

Em 1909 o poeta italiano Fillipo Marinetti publica no jornal francês “Le Figaro” um “Manifesto” a romper com tudo o que era tradicional na literatura e a fazer arrancar a “estética futurista”. O “manifesto Marinetti” inspirou o nosso Almada Negreiros a fazer o seu “Manifesto Anti-Dantas”. Em 1912 nasceu o escritor francês Pierre Boule que também foi espião da França Livre na II guerra mundial mas é conhecidos por ser o autor dos livros “A Ponte do Rio Kwai” e “O Planeta dos Macacos”. E em época de pandemia trago-vos à lembrança a morte, vitimada pela pandemia da gripe espanhola, da vidente de Fátima, Jacinta Marto em 1920. Em 1927 nasceu o actor americano Sidney Poitier o primeiro negro a receber um Óscar de melhor actor. Em 1938 o PM inglês Neville Chamberlain “deixou-se enrolar” e fez acordos políticos de apaziguamento com Hitler o que levou a que levou o seu MNE, Anthony Eden a demitir-se. Em 1960 morria o poeta António Correia de Oliveira que nos deixou “Verbo Ser e Verbo Amar”. Em 1967 nasceu um escocês que encantou a geração dos nossos filhos e que acabou trágica e prematuramente  aos 27 anos: Kurt Cobain vocalista dos Nirvana. Dois meses antes da Revolução de Abril rebentava em pleno Quartel General de Bissau. Em 1976 morreu o Nobel da Paz de 1968 pelo seu enorme contributo para a elaboração da Carta dos Direitos Humanos, de seu nome René Cassin, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da ONU. 

Não foi por certo o “Mau Tempo No Canal” que nos levou de vez o querido açoriano porque “Se Bem Me Lembro” morreu em Lisboa em 1978 o poeta, romancista, critico literário e professor Vitorino Nemésio.

Em 1983 foi eleito para Presidente do CDS, o falecido Francisco Lucas Pires. Num país durante muitos anos fechado ao mundo, Ramiz Alia assume o poder e o “eterno dono” da Albânia Enver Hoxha vê a sua estátua derrubada na capital Tirana. Em 1993 os amantes dos carros de luxo viram o carro fúnebre a preparar a última viagem de Ferruccio Lamborghini e em Portugal o “Guarda Ricardo” ou a “Heloisa” passaram à categoria de órfãos porque perderam o seu criador, o notável cartoonista Sam, nome usado por Samuel Carvalho nos seus trabalhos. E nesse dia o Canal 4 começou as suas emissões de TV em Portugal como Televisão Independente, TVI, sob a égide da Igreja Católica de Portugal, mas que mudou de mãos rapidamente por um canal generalista e concorrencial não ser sua vocação e talvez por razões financeiras também. Em 1999 Marcelo Rebelo de Sousa é reconduzido como Presidente do PSD. E em 2010 a chuva provocou uma autêntica catástrofe na Ilha da Madeira com mortos e feridos e elevados prejuízos materiais.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *