KOSOVO – um país num “campo de melros”

17 de FEVEREIRO

DIA da INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO

É um caso muito especial este país que em 2008 declarou unilateralmente a sua independência da Sérvia. Este último não aceitou e não reconheceu o vizinho. A Rússia, o Brasil e a Espanha, por exemplo, não o reconhecem. Mas faz parte do Banco Mundial, do FMI, da Interpol, etc. Tem selecções desportivas em todas as modalidades. É de maioria albanesa e já foi território Romano, Bizantino, Búlgaro, Otomano e Sérvio. Tem como vizinhos a Sérvia, Montenegro, a Macedónia do Norte e a Albânia e usa o Euro como moeda e falam albanês ou sérvio e com a capital em Pristina são 1 800 000 habitantes os Kosovares.

O nome Kosovo significa “Campo de Melros”.

No Porto em 1780 abriu a Aula Pública de Debuxo e Desenho e hoje chama-se Escola Superior de Belas Artes. 

A literatura europeia perdeu em 1673 o homem do teatro francês, Jean Poquelin, mas conhecido por Molière (o das pancadinhas antes de abrir a cortina do teatro) e em 1856 o poeta romântico alemão Heinrich Heine que um dia disse “onde queimarem livros mais tarde ou mais cedo o homem também acabará destruído”. No Egipto em 1867 um navio atravessava pela primeira vez o Canal do Suez. Em Lisboa nasceu em 1869 o futuro Almirante Gago Coutinho ilustre aviador e fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa. 

Hoje temos o comboio do Porto à Régua para turista mas em 1903 abriu a linha da Régua até à fronteira de Espanha.

Em 1909 morreu o grande chefe índio dos Apaches Gerónimo o que resistiu mais tempo até ser preso 22 anos.

Em 1933 saiu pela primeira vez para as bancas a revista “Newsweek” ainda hoje em circulação. No Marco de Canavezes nasceu em 1938 o engenheiro que virou empresário e deixou um mundo de negócios em Portugal em várias áreas: Belmiro de Azevedo. Neste dia de 1961 o Ministro da Defesa do Estado Novo teve um almoço que era para ser secreto com o embaixador dos EUA em Lisboa. Botelho Moniz e Elbrick falaram sobre a política ditatorial de Salazar e como a liberalizar. Resultado: o secretismo foi “posto a corar” e ficou tudo na mesma à excepção da vida do General Botelho Moniz que nunca mais foi a mesma. 

Em 1963 nasceu nos EUA o talvez melhor jogador de basquetebol de todo o mundo: Michael Jordan. Em 1970 no rescaldo das eleições de 1969 a PIDE “convidou” uma data de gente para uma estadia gratuita nas suas prisões entre os quais Salgado Zenha, Jaime Gama e Raul Rego este na altura diretor do jornal “República.”. Em Braga em 1974 foi criada a Universidade do Minho. Em 1975 formou-se o grupo terrorista de extrema direita ELP – Exército de Libertação de Portugal, com sede em Madrid e chefiado pelo antigo PIDE, Barbieri Cardoso. Em 1982 foi fundado o “Conselho Nacional para a Investigação da Ciência e Tecnologia” que hoje é a Fundação da Ciência e Tecnologia”. Em 1991 nasceu em Inglaterra um cantor que muitos da nossa geração não conhecem mas se perguntarem aos netos adolescentes eles explicam tudo: Ed Sheeran. Está na moda. Fernando Nogueira, um matosinhense caiu na armadilha e concorreu à sucessão de Cavaco Silva no PSD em 1995 e sendo eleito perdeu as eleições seguintes abandonando a política activa sendo sucedido por Marcelo Rebelo de Sousa. Em 2018 os sócios do Sporting aprovaram as alterações dos estatutos e do regulamento disciplinar e aprovaram a continuidade do Bruno de Carvalho. (Este ainda vai dizer que o Sporting é campeão graças ao trabalho dele em Alcochete!!!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *