12 de FEVEREIRO
DIA de DARWIN, comemorado em todo o mundo, em especial, pelos da área do naturalista Charles Darwin que nasceu neste dia na Grã Bretanha ao mesmo tempo que nascia nos EUA o Presidente Abraham Lincoln: ano 1809.
Em 1804 morreu Immanuel Kant um filósofo alemão que deixou vários trabalhos de que destaco “Criticas da Razão Pura” e “Criticas da Razão Prática”. Em 1818 o Chile declarou a independência.
Ontem anunciei-vos que o Rei Amadeo I, de Espanha, tinha abdicado e hoje anuncio-vos que Estanislao Figueras foi o primeiro Presidente da República de Espanha em 1873.
Em 1881 nascia uma das maiores bailarinas russas do século XX, Anna Pavlova.
Em 1886 o PM Fontes Pereira de Melo pediu a demissão e sabem porquê? Porque lançou um imposto sobre a água (agora não lançamos impostos entregamos a concessão a privados) e sobre os rendimentos (I.R.S.) e sobre o consumo (I.V.A.). Julgavam que eram novidades? Isto já é velho…só que não se demitem! Em 1894 foi criada a Câmara do Comércio e Indústria.
Em 1912, Pu YI, imperador da dinastia Qing, abdicou do poder e foi criada a República da China. No mesmo dia em anos diferentes dois países mudam de Monarquia para República, sem derramamento de sangue.
Em 1917 nasceu um grande ídolo dos americanos pela sua carreira no beisebol: Joe DiMaggio. Em 1926 o capitão de fragata Mendes Cabeçadas que tinha estado envolvido na queda da monarquia convidou Gomes da Costa para um golpe de estado mas este recusou. Passados dois meses e meio Gomes da Costa fez o 28 de Maio e no dia 31 de Maio Mendes Cabeçadas era o 9º Presidente da República e ao mesmo tempo Primeiro Ministro. Mas foi “sol de pouca dura” e a 17 de Junho Gomes da Costa era o dono dos dois lugares. E foi assim que começou o Estado Novo. O Contra-Almirante Mendes Cabeçadas acabou na “lista negra” de Salazar, ele que “abriu a porta” à futura ditadura.
Em 1974 foi criada a Associação para a Defesa do Consumidor, hoje DECO, e na Rússia era preso o escritor Nobel de 1970 Alexander Soljenitsin.
Em 1981 foi fundado com sede em Lisboa um jornal desportivo que tinha como impulsionadores gente do Porto (cidade e clube) mas conseguiu ter uma linha de rumo independente sob a direcção bem competente do nosso ilustre conterrâneo (que “chatice” tenho de dizer… meu Amigo) o Joaquim Queirós e que teve como título “Gazeta dos Desportos”. (Não é por ser amigo, é justiça!)
E logo no ano a seguir houve em Portugal a 1ª greve geral.
Quem anda pela net recebe muitas vezes frases do escritor argentino Júlio Cortazar que morreu em 1984.
Em 1986 a França e a Inglaterra assinam em Cantuária o “Fixed Link Treat” para a construção do Eurotúnel.
Em 1988 morreu o “Miúdo da Bica”, assim era conhecido o fadista Fernando Farinha.
E em 2000 o Charlie Brown e o seu cão beagle Snoopy ficaram órfãos pois o seu “pai” Charles M. Schulz morreu.
Em 2002 morreu o 1º português a fazer parte de uma selecção da Europa em futebol num amigável contra o Reino Unido no ano de 1955. Chamava-se José Travassos e era um avançado do Sporting e da Selecção Nacional. Ficou a ser o Zé da Europa. Uma glória na minha juventude.
Em 2016 o Papa Francisco e o Patriarca Cirilo assinaram uma declaração ecuménica no 1º encontro entre a Igreja de Roma e a de Moscovo em 962 anos, desde a separação em 1054.
E em 2019 e depois de 27 anos de disputas com a Grécia, através do Acordo de Prespa a República da Macedónia mudou o nome para República da Macedónia do Norte.