11 de FEVEREIRO
Hoje via facebook recebi de uma amiga Catedrática na área da Química no Brasil (olá Diana) uma mensagem dizendo viva o “DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E DAS MENINAS NA CIÊNCIA”. E é mesmo verdade!
O Papa S. João Paulo II dedicou o dia 11 de Fevereiro aos doentes por ser o dia da Nª Sª de Lurdes, e assim se fala hoje no DIA MUNDIAL do DOENTE. E este dia em 1858 foi o dia da primeira Aparição de Nª Senhora à jovem hoje Santa Bernardette em Lurdes, na França.
No ano de 1650 o mundo viu partir o autor do “Penso, Logo Existo”, o filósofo francês René Descartes. E no ano de 1847 nasce o inventor de muitas patentes Thomas Edison.
Em 1865 fundou-se a Cruz Vermelha Portuguesa depois de aderirmos à Convenção de Genebra no ano anterior.
Sabiam que a Espanha teve uma República antes de Portugal? É verdade e foi em 1873 que o Rei Amadeu I de Saboia abdicou e deu lugar à I República espanhola.
E, matosinhenses, hoje em 1879 ou seja há 142 anos o Governo de Sua Majestade El-Rei D. Luís I abriu o concurso para a construção do porto de LEIXÕES.
Em 1920 nasceu aquele que viria a ser o Rei Faruk do Egipto e que sendo derrubado pelos militares de Gamal Nasser não foi condenado à morte mas sim exilado para … Capri. E já que estamos em Itália digo-vos que através do Tratado de Latrão entre o Reino de Itália e a Santa Sé é estabelecido o Estado do Vaticano. E já que estamos no centro da Igreja Católica o Vaticano nomeou em 1930 como Cardeal Patriarca de Lisboa o amigo do Estado Novo Manuel Gonçalves Cerejeira.
Em 1938 nasceu uma Senhora da música portuguesa e não ponho mais adjectivos: Simone de Oliveira.
E quem não viu no cinema o “Pequeno Rouxinol”? Sim o Joselito nasceu em 1943, e em 1944 morria o militar monárquico que mais vezes tentou derrubar a República e foi o principal elemento da Monarquia do Norte: Henrique Paiva Couceiro.
No ano seguinte termina a Conferência de Yalta com as exigências a aplicar à Alemanha quando a II guerra terminar.
Corria o ano de 1975 quando na Inglaterra o Partido Conservador escolheu pela 1ª vez uma mulher para o chefiar: Margaret Tatcher apelidada quando chefiou o governo de “A Dama de Ferro”. E em 1979 caia a Monarquia Persa e nascia a República Islâmica do Irão, com a fuga de Reza Pahlevi e a chegada do Ayatollah Khomeini.
Em 1990 e em directo em todas as televisões do mundo na África do Sul foi libertado ao fim de 27 anos preso o grande Nelson Mandela, um advogado também chamado “Madiba”.
Eu nunca apreciei as touradas mas respeito quem gosta e assim trago uma figura importante da tauromaquia portuguesa que morreu em 2001: Diamantino Viseu.
Em 2007 foi efectuado um referendo sobre a despenalização do aborto que teve o seguinte resultado: SIM 59,25 ABSTENÇÃO 56,39 e NÃO 40,75, ou seja só votaram 43,61 dos inscritos no recenseamento.
Em 2012 a droga levou de vez uma actriz e cantora com uma bela carreira Whitney Houston que me encantou no filme “O Guarda-Costas”.
E voltamos ao Vaticano para anunciar em 2013 a resignação do Santo Padre Bento XVI. Uma bomba!