Hoje é DIA da MÃE.
A Igreja celebra o dia da Imaculada Conceição e a nossa Mãe na terra foi baptizada em Março de 1918 com o nome de Concelção e festejava este dia com muito entusiasmo. Depois vieram os comerciantes e mudaram o “dia da mãe deles” para Maio mês das flores mas não mudaram o da minha MÃE e eu como não sou comerciante saudei o dia de hoje como o DIA da MÃE.
Vivam as verdadeiras MÃES.
Mas hoje nasceram nomes da música e morreram nomes da música e não sei se algum deles escreveu, tocou ou cantou para as suas Mães mas vou lembrar-vos alguns nomes.
Na Finlândia há um culto muito grande com direito a estátua e nome de jardim na capital Helsínquia para o seu grande compositor da área considerada erudita: Jan Sibelius que morreu com mais de 90 anos em 1957.
Nos Estados Unidos nasceu um poeta e compositor e vocalista que nos deixou prematuramente aos 27 anos com espólio de grande qualidade. O álcool e a droga levaram um ídolo do rock duro e psicadélico dos anos 60 do século passado: Jim Morrison, dos The Doors cuja campa é alvo de romarias em Paris onde morreuem 1971.
Nos Estados Unidos foi assassinado a tiro por um louco em 1980 um músico completo que tocava, cantava, compunha e acima de tudo era também um poeta nascido em Inglaterra em 1940 e que foi um guedelhudo dos “The Beatles: John Lennon.
Também nos Estados Unidos morreu em 1997 um extraordinário compositor, poeta, cantor, pianista e maestro brasileiro um dos “pais” da música popular brasileira e da bossa nova, o génio nascido em 1927 no Rio de Janeiro onde musicou o poema de Vinicius de Moraes, “A Garota de Ipanema”. Alguém esquece esta canção? Pois bem a música é da autoria do grande António Carlos Jobim ou para os amigos Tom Jobim.
Ouçam boa música, cantem louvores às vossa Mães da terra e aos crentes também À do céu e recordem as músicas que Elas vos cantavam para vos embalar.