RACISMO … FUTEBOL

É normal olharmos para a 1ª Liga e às vezes para a 2ª Liga e darmos pouca importância para a 3ª Liga e menos ainda para o Campeonato de Portugal que é a última prova de caracter nacional antes das distritais. Mas…dos pequenos também reza a história e eu li no JN de segunda feira o relato sucinto de um jogo disputado num campo onde já brilharam grandes estrelas: o velho Estádio da Padinha hoje modernizado e rebaptizado de Estádio José Arcanjo na cidade de Olhão da Restauração. E jogavam “Olhanense” contra os açorianos do “Rabo de Peixe”. 

Um jogador luso-guineense foi durante a primeira parte queixar-se ao Sr. Árbitro que um adversário lhe teria dirigido um insulto racista. Não sei qual o insulto e não sei o que o árbitro respondeu mas “ofereceu-lhe” um cartão amarelo e como o jogador protestou mostrou-lhe um segundo cartão amarelo e o consequente cartão vermelho. E pronto está relatado mais um incidente – ou não – de racismo no futebol português. Agora digo eu que em tempos na 1ª Liga houve um caso de “suposto” racismo e houve notícias e inquéritos e castigos e anulação ou redução de castigos  etc. etc. e agora? Vai acontecer alguma coisa? Sim porque o Conselho de Disciplina é da mesma Federação penso eu. Vamos esperar para ver se a lei é igual para o futebol de milhões e para o futebol de tostões.

À margem deste tema no jogo o nome do clube açoriano já é engraçado “Rabo de Peixe” e os seus adeptos devem ser ou “rabenses” ou “peixenses” ou “peixeiros” (eu sou de uma terra de pescadores e peixeiros e curiosamente o santo padroeiro deles é igual ao de Matosinhos: o Bom Jesus) mas têm como jogadores um Jardel e um Reis (como eu) mas os que me chamaram a atenção foram o “Minhoca” (será porque para pescar o Peixe e o seu Rabo se usam minhocas?) e o “Eskimó” que é uma curiosidade porque nunca pensei que os esquimós também jogassem futebol!!!

Comecei com um caso sério – que a ser verdade é triste – depois passei a uma brincadeira e termino com um assunto menos simpático: nesta “quarta divisão” o centenário primo divisionário “Olhanense” é o último com 6 jogos e 6 derrotas e 0 pontos e 2 golos marcados e 16 sofridos!!! 

NOTA: de propósito não usei uma única virgula. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *