1969 – chegou a RUA SÉSAMO

10 de Novembro

DIA MUNDIAL da CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO

DIA MUNDIAL (?) da BOLOTA

DIA de S.LEÃO I, Papa até 461 e também conhecido como Leão, o Grande ou S. Leão Magno.

Hoje trago poucos factos porque muita gente importante foi escolhida para nascer neste dia.

Começo em 1483 com Martinho Lutero na religião católica protestante, em 1759  Friedrich Schiller grande nome da poesia alemã (autor da letra do Hino da Alegria, musicado por Beethoven), em 1913 o conimbricense Álvaro Cunhal na política, em 1919 o russo Mikhail Kalashnikov no fabrico de armas que devem ter sido muito utilizadas pelo congolês Moisés Tschombé que nasceu no mesmo dia, e em 1925 o grande actor britânico Richard Burton na área do cinema e do teatro, em 1928 o italiano Énio Morricone grande na música, em especial do cinema (o guru da nossa Dulce Pontes), em 1944 o economista e político barcelense Miguel Cadilhe, em 1948 o grande actor mas, especialmente declamador, o escalabitano Mário Viegas e por fim o mais caro jogador do futebol português em 1999 o visiense que foi do Benfica para o Atlético de Madrid João Felix. 

O golpe de 28 de Maio de 1926 quis acabar com a anarquia de PRs que não terminavam mandatos e Governos que não conseguiam sobreviver muito tempo, mas…de 1926 a 1932 houve 8 governos e 3 Presidentes da República. E assim neste dia em 1928 tomou posse o 5º Governo chefiado por José Vicente de Freitas que incluía Salazar nas Finanças o qual já vinha desde o 4º governo do mesmo PM desde 27 de Abril. Esta saga que prometia ser o mesmo tipo de anarquia da 1ª República terminou com o VIII governo que tomou posse em 1932 chefiado por Salazar cuja ditadura terminou 6 anos depois da sua queda da cadeira. 

Terminada a 2ª guerra em 1945 a Indonésia, que era colónia holandesa, queria ser independente mas com a ajuda de ingleses e indianos (eram colónia inglesa) a Holanda manteve a colónia depois de uma feroz Batalha de Surabaia. Este dia hoje é o DIA DOS HERÓIS. No ano de 1969 nasceu um programa educativo na televisão dos EUA, que rapidamente se espalhou para alegria dos nossos filhos e até netos: a Rua Sésamo com o “Poupas”, o “Ferrão”, o “Egas”, o “Becas”, a “Avó Chica” e a “Gata Tita”, e muitos mais. 

Em 1983 Bill Gates lançou o Windows 1.0. Cinco meses após ter pousado em Marte a missão “Phoenix” da Nasa avariou e deixou de comunicar terminando aí a sua função isto no ano de 2008. E vamos para a América do Sul onde em 2019 depois de muito pressionado demitiu-se o PR Evo Morales – de origem índia – e exilou-se no dia seguinte no México. Passado um ano houve eleições e o povo voltou a eleger o seu partidário e delfim, Luís Arce tendo Evo Morales regressado ao país e no ano de 2020 a história passou-se no Peru onde o PR Martin Vizcarra foi deposto porque a maioria do parlamento o considerou culpado de “incapacidade moral”. Hoje o PR é Pedro Castillo.

Como há gente a nascer também há gente a morrer e assim cá vamos com o obituário.

Em 1772 morreu o poeta português Correia Garção, em 1938 o “pai” da república turca Kemal Ataturk, em 1982 o então líder da URSS Leonid Brejnev, em 2010 o simpático “Senhor do Adeus” o “anónimo com nome” João Manuel Serra que na via pública lisboeta acenava aos automobilistas, em 2015 o antigo Chanceler alemão Helmut Schmidt e em 2020 o jornalista e escritor português Artur Portela (Filho) fundador do “Jornal Novo”.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *