O “CAROCHA” deixou de se fabricar…mas vai continuar a rolar como um CLÁSSICO

30 de Julho

DIA DA AMIZADE ou dos AMIGOS

DIA MUNDIAL CONTRA o TRAFICO de PESSOAS

DIA de S. PEDRO CRISÓLOGO

Este S. Pedro viveu no século V e foi um orador tão eloquente que o alcunharam de “Crisólogo” que significa “Palavra de Ouro” e o Papa Bento XIII declarou-o em 1729 “Doutor da Igreja” e como morreu no dia 31 de Julho e nesse dia já havia o dia do S. Inácio de Loyola então celebra-se a sua festa na véspera ou seja hoje, Foi Bispo em Ravena.

O filósofo e escritor francês Dennis Diderot, autor de “A Religiosa” morreu em 1784.

Aquele que é considerado o “Pai da Pátria” no México e que liderou uma insurreição contra a governação espanhola e que teve honra de ser sepultado no “Angel de La Independência”, na cidade do México foi decapitado em 1811 depois de ser traído por dos seus que se passou para os espanhóis chamava-se Miguel Hidalgo e era Padre. Começou por ser um grande educador e amigo dos indígenas e como estudioso dos liberais europeus resolveu lutar contra a escravatura e a má governação.

E quem nunca ouviu falar de “O Monte dos Vendavais”? A sua autora a britânica Emile Brontë nasceu em 1818.

E não chegou de carro mas ainda hoje se fala do seu nome quando porque deixou a sua marca na indústria auto: nasceu em 1863 o Henry Ford.

No ano de 1898 morreu o unificador da Alemanha do século XIX o Chanceler Otto Von Bismarck.

E chegados ao século XX chegou também em 1906 um poeta brasileiro autor de livros infantis e tradutor e que aparece muitas vezes citado nas redes sociais chamado Mário Quintana. Grande actriz do nosso teatro e também cinema e televisão faz hoje 93 anos a Eunice Muñoz.

Em Montevideu em 1930 coube ao Uruguai organizar o 1º Mundial de Futebol porque havia ganho o torneio olímpico de 1924 e 1928. Foram só 13 equipas (7 América do Sul, 2 do Norte e 4 da Europa) por convite e por dificuldades de viagens. A final foi Uruguai-Argentina com 4-2 e o 1º golo do 1º jogo foi do francês Lucien Laurent ao México. 

E a nascer temos em 1940 o multifacetado actor Nicolau Breyner o “João Godunha” da “Vila Faia” e em 1941 o excelente cantor de de “You Are My Destiny” “Diana”, “Put Your Head on My Shoulders” e autor do famoso “My Way” cantado por Frank Sinatra, o canadiano de origem síria Paul Anka, em 1947 nasceu na Áustria o actor de cinema e politico americano o Arnold Schwarznegger e da música o nosso “Chico Fininho” o rockeiro de “Porto Covo” que nasceu em Lisboa em 1957 embora seja um portuense de coração: Rui Veloso. Entretanto na música portuguesa no ano de 1950 saía de vez dos palcos a violoncelista Guilhermina Suggia.  

Em 1980 nascia mais um país no Oceano Índico e que resultou da Guerra dos Cocos nas Novas Hébridas. É o Vanuatu com capital em Porto Vila e com a moeda chamada Vatu e a falar francês (era colónia francesa), inglês e bislama.  Neste dia o Knesset (parlamento israelita em Tel Aviv) adoptou a “Lei Jerusalém” que a ONU não reconheceu e através da qual Jerusalém Oriental deixava de existir e seria uma e capital de Israel. Só veio a ser implantada no terreno com a ajuda do Donald dos EUA. Em 2003 na cidade de Puebla no México foi produzido o último VW modelo “carocha” e o modelo que se seguiu o Beetle deixou de se produzir em Junho de 2020. Hoje o “carocha” já é um clássico. 

E o cinema de culto do século XX perdeu dois realizadores no mesmo dia de 2007: o sueco Ingmar Bergman e o italiano Michelangelo Antonioni. Hoje foi mais uma perda para a música portuguesa porque o piano da Olga Prats deixou de tocar depois de ter espalhado classe por essa Europa fora.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *