22 de Julho
DIA de SANTA MARIA MADALENA
Esta Santa, foi companheira de Jesus, e julgo que foi a protagonista do episódio “quem não tiver pecados que atire a primeira pedra…e depois …vai e não voltes a pecar!”. E havia tanta pedra e ninguém atirou nenhuma.
E agora vou falar de outro Santo, que nasceu em Itália em 1559 e foi franciscano, depois capuchinho, foi ajudado nas suas missões pelos jesuítas e acabou mesmo o que era: franciscano e é conhecido por S. Lourenço, de Brindisi. E se S. António nasceu em Lisboa e morreu em Itália (Pádua) com S. Lourenço passou-se o inverso e nasceu na Itália a 22 de Julho e morreu em Lisboa em 22 de Julho de 1619 ou seja no dia em que fazia 60 anos. E a sua festa é em 21 de Julho. Em 1706 chegaram a acordo os Reinos de Inglaterra e da Escócia para fazerem o Tratado da União, que viria a ser assinado no ano seguinte e que constituiu o Reino da Grã Bretanha. Em 1797 o grande Almirante Horatio Nelson com uma esquadra de 4 mil homens resolveu fazer uma investida ao porto de Santa Cruz de Tenerife onde enfrentou uma resistência de 1700 homens comandados por António Gutierres de Otero e levou menos 700 homens de volta e, pior ainda, ele próprio levou um pedaço de braço a menos. Uma parte do braço “que foi para o maneta”. Em 1916 o General Norton de Matos preparou em Tancos o Corpo Expedicionário Português para combater na França em plena I Guerra Mundial onde foi destroçado e gaseado na Batalha de La Lys em 9 de Abril de 1918, dia do Combatente. Em 1933 realizou-se o 1º voo solitário à volta do mundo e o seu autor foi o norte americano Wiley Post. Em 1946 nasceu a cantora francesa Mireille Mathieu e não foi a capa da revista “Time” desse dia e que foi proibida em Portugal porque trazia uma reportagem que desagradou a Salazar intitulada “Até que ponto o melhor de Portugal é mau?”. Ficamos 6 anos sem “Time” e o jornalista foi expulso de Portugal em Outubro, e era um italiano. A capa trazia Salazar como ditador ao lado de uma maçã podre e cheia de bicho. Em 1954 os indianos tomaram os enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli em incidentes em que houve 2 mortos. A “C. I. P. – Confederação da Indústria Portuguesa” foi criada em 1974 com António Vasco de Mello como Presidente. Em 1977 o ex-PCP, ex-PS, ex-Movimento de Reformadores, ex-Independente, outra vez ex-PS e finalmente novamente Independente (Wikipédia) o sociólogo António Barreto na altura Ministro da Agricultura do PS viu aprovada a sua Lei de Bases da Reforma Agrária que foi baptizada como “Lei Barreto”
Em 1981 o turco Ali Agca que havia tentado matar S. João Paulo II foi condenado a prisão perpetua que só cumpriu até 2010 quando foi solto. A penafidelense Fernanda Ribeiro foi em 1995 à Bélgica bater o record mundial dos 5 mil metros que pertencia à norueguesa Ingrid Kristiansen.
Em 2003 um grupo de elite do exército dos EUA matou os filhos de Saddam Hussein, Hussein Udai e Qoussai e um filho de deste com 14 anos e ainda um guarda-costas. Em Bruxelas em 2004 Durão Barroso, que abandonou o Governo de Portugal (entregando a “batata quente” a Pedro Santana Lopes) foi eleito para Presidente da Comissão Europeia no mesmo dia em que morreu Sacha Distel um cantor de jazz francês que prendia corações.
E em 2011 chega a extrema-direita fascista da Noruega às primeiras páginas dos noticiários de todo o mundo quando Anders Breivik assassinou 77 pessoas na sua maioria jovens do socialista Partido Trabalhista.