10 de Maio
DIA MUNDIAL dos DOENTES COM LUPUS
Cristovão Colombo nas várias viagens que fez para a América foi fazendo umas descobertas e a de hoje data do ano de 1503 e chamou-lhes “Las Tortugas” mas nós todos as conhecemos como paraíso fiscal e são as Ilhas Cayman.
E sabiam que já em 1750 a Real Sociedade de Londres reconheceu a qualidade de um médico português fazendo-o seu membro? Foi João Mendes Sachetti Barbosa.
E estávamos em 1899 quando nasceram dois virtuosos da música, o português a tocar maravilhosamente a guitarra especialmente em Coimbra e chamava-se Artur Paredes e o outro a usar maravilhosamente o instrumento fónico o americano Frank Sinatra conhecido como “The Voice”.
Em 1906 nasceu em Penafiel um Bispo de Portalegre que quando era Bispo do Porto desafiou Salazar e isso valeu-lhe ir de “malas aviadas”, para um exílio em Roma: chamou-se António Ferreira Gomes.
Outro nascimento no ano de 1913 que nos fez bater palmas muitas vezes foi o actor de teatro e cinema mas acima de tudo declamador de poesia, foi o de João Villaret.
Quem não se lembra do “Cântico Negro”, do José Régio, ou o “Menino de Sua Mãe”, do Fernando Pessoa e principalmente “Procissão”, do António Lopes Ribeiro?
Mais um anúncio da futura II guerra foi em 1933 dado por Hitler ao mandar queimar, em toda a Alemanha, livros dos vultos da cultura alemã como Göethe, Heine entre outros e até de estrangeiros com Thomas Mann ou Shakespeare. Quem proíbe a Cultura não promete nada de bom.
Nos Estaleiros da CUF foi construído em 1937 o lugre “Creoula” e em 1939 nasceu o Rio Ave Futebol Clube.
Em 1940 muda o rumo político de Inglaterra e Neville Chamberlain dá o lugar como PM ao Winston Churchill.
“ÓBVIAMENTE, DEMITO-O” foi a frase que no Café Chave D’Ouro, em Lisboa, o Humberto Delgado “dedicou” a Salazar no ano de 1958 em campanha eleitoral.
Outro monstro da música e um grande filantropo irlandês nasceu em 1960 e chama-se Bono Vox dos U2.
Hoje a cultura anda na berra e em 1967, não – morreu de pé como as árvores – mas morreu a grande senhora do teatro Palmira Bastos.
Em 1972, pela primeira vez em público, o grande Zeca Afonso cantou em Santiago de Compostela a canção “Grândola, Vila Morena” e a cidade homenageou-o em 2009 dando o seu nome na toponímia: “Calle José Afonso”
No ano de 1973 no Sara Espanhol nasce um movimento de libertação do território: a Frente Polisário.
Em 1981 “Mon Ami” Mitterrand foi eleito PR da França.
E depois de 10 dias em coma não resistiu terminando a sua última corrida em 1984 entre nós o grande ciclista Joaquim Agostinho, um herói em Portugal, Espanha e França.
No Parque Mayer em 1986 um pavoroso incêndio destruiu o rico Teatro Maria Vitória. No ano de 1990 chegou, finalmente, a lei que acabou com a Reforma Agrária.
O Governador de Macau que entregou o território aos Chineses, Rocha Vieira, tomou posse em 1991 ao mesmo tempo que o Papa S. João Paulo II visitava Portugal.
Um computador, o Deep Blue, em 1997 derrotou o campeão do mundo de xadrez, o russo Garry Kasparov.
E é com tristeza que acabo hoje dizendo que em 2012 desistiu da vida o grande e jovem pianista Bernardo Sasseti.