VITÓRIA FUTEBOL CLUBE SETÚBAL não te merece

22 de MARÇO

DIA da ÁGUA

Com a morte em 1832 de Johann Goethe a Alemanha e a Europa perderam um dos expoentes do romantismo literário do século XIX.

A 1ª apresentação pública do cinematógrafo foi feita em Paris pelos irmãos Auguste e Louis Lumière em 1895.

Em 1911 a Universidade do Porto é anunciada como resultado da fusão das Escolas Politécnicas com as Médico-Cirúrgicas e de Farmácia. Na Universidade de Coimbra surge a Faculdade de Letras em lugar dos extintos Estudos de Teologia (a 1ª República ficava incomodada com a Teologia).

Em 1923 nascia o maior mímico de sempre, o Marcel Marceau. 

Lembrando que a guerra começou em 1939, digo-vos que Heinrich Himmler inaugurou em 1933 o campo de concentração de Dachau, a norte de Munique, nesta altura para presos políticos e mais tarde para a eliminação étnica. A primeira emissão regular de televisão foi para o ar na Torre de Rádio de Berlim em 1935. 

Em 1948 nasceu o maior (para mim) compositor de música para espectáculos teatrais, o britânico Andrew Lloyd Weber, que já nos ofereceu  “Jesus Cristo Superstar” (Don’t Know How To Love Him), o “Fantasma da Ópera” (Music of the Night), o “Cats” (Memory) “Evita” (Don’t Cry For Me Argentina). Para 2020 esteve previsto lançamento de mais um musical “Cinderella” mas a pandemia adiou-o. 

Em 1963 foi lançado o 1º álbum dos Beatles “Please, Please Me” (onde estão também “Love Me Do” ou “Do You Want to Know a Secret” e “Twist and Shout”). Que tal?

O movimento que eclodiu em França a que se atribuiu o nome de “Maio de 68” teve o seu primeiro embrião na ocupação da Universidade de Paris Nanterre pelos estudantes. 

Corria o ano de 1972 quando finalmente os EUA levaram à sua Constituição a “igualdade dos direitos da mulher”.

O Instituto Goethe fez, em 1973, jus ao especialista da cultura alemã em Portugal, o Catedrático Paulo Quintela o “patrono” do teatro na Universidade de Coimbra. 

Tardou mas chegou em 1985 a aprovação, por unanimidade, da lei que enquadra a “Objecção de Consciência”.

Em 1992 o CDS elegeu Manuel Monteiro e em 1998 o Paulo Portas, ambos no mesmo dia.

Em 2008 disputou-se em Portugal uma nova competição de futebol, a Taça da Liga que surpreendentemente foi ganha por um prestigiado clube do nosso país e que não merecia a vergonha porque passou no último defeso: o Vitória Futebol Clube, da cidade de Setúbal. Ganhou a final ao Sporting no desempate por pênaltis. Hoje está administrativamente na 3ª divisão.

E acabei de falar de futebol e mencionei o Sporting num dia em que, em 2011, morreu um grande nome do futebol que era um grande sportinguista para além de ser multifacetado na arte da comunicação, do teatro, do cinema, da apresentação de programas, etc que se chamava Artur Agostinho.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *