S. JOSÉ – o verdadeiro Pai apesar do filho ser de Deus

19 de MARÇO

DIA MUNDIAL DO ARTESÃO

DIA NACIONAL DOS ALCOÓLICOS ANÓNIMOS

DIA de  S. JOSÉ   –  DIA do PAI

Sou feliz pelo Pai que tive, sou feliz por ser Pai e Avô e também por ser José. 

Em 1434 D. Duarte, o “Eloquente”, como Rei dado à escrita e à cultura concedeu a Fernão Lopes uma tença anual (hoje uma “avença” – e como quem diz nos dias de hoje “um contrato por ajuste directo” para ele redigir a “Crónica do Reino” (não sei se havia liberdade de imprensa). 

No ano 1534 nasceu nas Canárias o padre jesuíta José de Anchieta missionário no Brasil e fundador da cidade de S. Paulo e canonizado pelo Papa Francisco em 2014.

D. João IV, o “Restaurador” nasceu em 1604 e em 1640 iniciou a dinastia brigantina que terminou em 1910 com D. Manuel II, o “Desventurado”, que também nasceu neste dia de 1889.

O primeiro europeu a atravessar os Himalaias e a descobrir a nascente do sagrado Rio Ganges foi um missionário português, António de Andrade, que morreu em 1634.

Quem vai a Barcelona não pode passar sem ir à Sagrada Família do arq. catalão Antoni Gaudi. E em 1882 foi colocada a 1ª pedra para a sua construção inacabada.

Em época de sismos lembro-vos que em 1914 morreu um cientista do tema que criou uma escala para a medir o grau de intensidade dos sismos: Giuseppe Mercalli

1933 – A Constituição Portuguesa (do Estado Novo) foi aprovada em plebiscito em que “a abstenção contou como voto a favor”.

Pio XI, como disse há dias, publicou em 1937 a encíclica “Divini Redemptoris” em que condenou o comunismo.

Em 1948 Luís Villas-Boas assinou a ficha nº 1 como fundador do Hot Club de Portugal, um dos melhores clubes de jazz da Europa e com estatutos aprovados desde 1950.

Estávamos no ano de 1968 quando Mário Sores “deu a dica” ao Sunday Telegraph sobre o episódio “Ballet Rose” que envolvia prostitutas e membros do Governo de Salazar e homens de negócios seus próximos e para lhe pagar o serviço a PIDE prendeu-o e deportou-o pagando-lhe a viagem para a Ilha de S. Tomé sem julgamento. 

Em 1979 o “Correio da Manhã” dirigido por Vitor Direito, saiu para as bancas pela primeira vez. 

Corria o ano de 1992 e Miguel Torga colocava na sua vitrina mais um prémio: Vida Literária, da APE e é eleito Personalidade do Ano de 1991 pelos correspondentes estrangeiros de jornais e revistas em Portugal.

Em 1997 chegou a Baucau o novo bispo que o Vaticano colocou em Timor ainda debaixo da ocupação indonésia, Basílio do Nascimento, que anos mais tarde veio a substituir o Nobel da Paz, Ximenes Belo como bispo de Dili.

Em 2007 a escritora Alice Vieira com o livro “Dois Corpos Tombando na Água” recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *