REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

15 de MARÇO

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Ainda Jesus Cristo não tinha nascido em Belém, e o Brutus e mais uns quantos estavam a apunhalar o Imperador Júlio Cesar e diz-se que ele ainda disse “também tu meu filho, Brutus…”. Cristo ainda estava a 44 anos de nascer. (44 a.C.)

Em 1147 o “Conquistador” Afonso I ou Afonso Henriques entra na antiga “Scalabis” e diz Santarém é nosso..

E em 1545 começou o “Concílio de Trento” bem preciso devido à época tumultuosa da Igreja Católica.

O Luxemburgo autonomizou-se como Grão Ducado no ano de 1815 e hoje mais de 20% da população é portuguesa.

Em 1851 nascia em Berlim uma alemã que se naturalizou portuguesa pelo casamento e que foi uma critica literária, escritora e professora dedicada ao léxico tendo sido a primeira professora em universidades portuguesas (em Coimbra) e uma das duas primeiras mulheres a ser admitida na Academia de Ciências: Carolina Michäelis. Também ficou conhecido o episódio de amor arrebatado que levou o futuro marido Joaquim Vasconcelos a atravessar os Pirineus a cavalo por não haver comboios devido à terceira guerra carlista.

E este é o dia considerado como do início da guerra colonial em Angola: a UPA (União dos Povos de Angola)/ FNLA faz a traiçoeira chacina nas fazendas do norte do território. Estávamos em 1961. 

A Mafalda enquanto figura de Quino só apareceu em tira de banda desenhada em 1964 mas o seu nascimento foi neste dia de 1962 num anúncio para uma máquina de lavar mas que nunca veio a público.

Em 1963 os EUA propõem à URSS o estabelecimento de uma linha directa de telefone a que chamou “Hot Line” e na gíria era o “telefone vermelho”. A falta que fizeram as novas tecnologias!!!

Em 1972 fez-se a estreia mundial de um ícone do cinema: o filme “O Padrinho”. Haverá quem não o tenha visto?

Em 1975 o Conselho de Revolução nacionaliza o sector dos Seguros depois de ter sido nacionalizada a Banca. E foi neste dia que faleceu o milionário Aristóteles Onassis.

E lembram-se da OCMLP – Organização Comunista Marxista Leninista Portuguesa? Era um pequeno parido nas “margens esquerdas” do PCP que ia a todas as eleições e que formalizou a sua dissolução em 1988.

No mesmo dia de 1990 em que Mikhail Gorbatchov foi eleito Presidente da URSS este país e o Vaticano anunciam relações diplomáticas.

Em 1991 foi assinado o “Tratado dos Quatro Mais Dois” em que a França, Reino Unido, EUA e URSS renunciam a todos os direitos que detinham sobre a Alemanha incluindo sobre Berlim desde 1945 e a República Federal e a República Democrática Alemãs resolvem deixar de existir para passarem a ser uma só Alemanha com a capital em Berlim.

Em 1993 o robusto SNS recebe alterações no seu estatuto e passa a ter “taxas moderadoras”.

A Portugal chegou a aprovação na AR da legislação para ser distribuída a “pílula do dia seguinte” no ano de 2001. Foi uma odisseia sem ser no espaço. 

Em 2005 a nova Conselheira do Estado a escritora algarvia Lídia Jorge recebeu o Prémio “Pena de Camilo”, de Famalicão.

Em 2006 a Assembleia Geral da ONU aprova a constituição do Conselho dos Direitos Humanos da ONU com a oposição dos EUA. 

E fecho como comecei porque em 2006 foi apresentado o Código do Consumidor.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *