11 DE MARÇO – dia de tanto relevo

11 de MARÇO

DIA NACIONAL DA EPILEPSIA

DIA INTERNACIONAL PELAS VÍTIMAS DE TERRORISMO

Este dia tem memórias muito relevantes. 

A ópera “Rigolleto”, de Giuseppe Verdi, estreou-se no Teatro La Fenice, em Veneza, em 1851. 

A palavra “universal” significa tudo ou todos. Agora vejam o que aconteceu em 1918. Portugal, por decreto, decidiu que o sufrágio eleitoral passava a ser “universal” e assim os “iletrados” também podiam votar, mas…- e há sempre um “mas” – as mulheres Nâo podiam votar. Universal…

Em 1921 nasceu na Argentina o grande compositor Astor Piazzolla.

Matosinhos é uma terra de pescadores e, como tal, tem a sua Casa dos Pescadores, uma criação em 1937 do Estado Novo para o controle desta atividade, tal como havia as Casas do Povo para a Agricultura.

O comandante de Auschwitz, Rudolph Hess é preso pelos britânicos em 1946. Em 1955 morreu o cientista que descobriu a penicilina Alexander Fleming, Nobel da Medicina. Em 1957 a RTP, nascida dias antes, apresenta a rubrica Teleteatro que começou com o clássico “Monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente, com o “monstro” do teatro, Ruy de Carvalho. 

Em 1975 o 11 de Março foi “relevante” em Portugal, porque um grupo de militares de direita afectos a António de Spínola tentaram afastar os militares de esquerda do poder. Resultado fugiram para Espanha e radicalizaram a esquerda. 

Em 1976 Richard Nixon, presidente dos EUA, confessou que tentou impedir, através da CIA, que Salvador Allende assumisse a presidência do Chile o que não conseguiu mas levou a que ele fosse derrubado 3 anos depois. 

Em 1985 com a morte de Konstantin Chernenko, presidente da URSS, sobe ao poder Mikhail Gorbatchov que inicia subtilmente o trabalho de desmantelamento da URSS dando lugar na sua estratégia a duas palavras que ficaram na História: “ Glasnost” e “Perestroika” ou seja “Transparência” e “Reestruturação”, respectivamente.

Em 1988 várias vilas passam a cidades e uma delas é uma das minhas favoritas: Vila Real de Santo António. 

O IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto – é criado no ano de 1989, superiormente dirigido por Sobrinho Simões.

Em 1993 morreu o escritor neorrealista autor de “Cerromaior” ou “Seara de Vento”, Manuel da Fonseca.

Em 2004 o 11 de Março foi “relevante” para a Espanha, porque, num brutal atentado nas estações de comboios urbanos de Madrid, morreram à volta de 200 pessoas e quase 1500 ficaram feridas. O PM Aznar acusou a ETA mas a Al-Qaeda foi quem reivindica o violento ataque. 

Nesse dia morria em Portugal um alemão que deixou marcas na nossa música: o maestro e compositor Thilo Krassman.

Em 2011 o 11 de Março foi “relevante” para o Japão, pois um violento sismo seguido de um tsunami arrasou a região de Fukushima onde além dessa devastação a sua central nuclear foi atingida duramente com os nefastos efeitos da libertação de radioactividade.

Em 2020 o 11 de Março foi “relevante” para o MUNDO, porque a OMS declarou o estado de pandemia COVID 19.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *