PEDRA FILOSOFAL – António Gedeão e a “LÁGRIMA de PRETA”

19 de FEVEREIRO

Não sei se é o dia que não tem muitas referências ou se sou eu que não lhes dei valor. 

Em 1473 nasceu na Polónia o astrónomo que criou a teoria heliocêntrica, depois aperfeiçoada por Kepler e outros, mas este homem também foi matemático, cónego da Igreja Católica, jurista e médico e chamou-se Nicolau Copérnico.

E no ano de 1896 nasceu em França o escritor que lançou o estilo surrealista na literatura André Breton.

Em 1959 foi assinado o Acordo de Londres entre a Grécia, a Turquia e o Reino Unido que levou a uma solução para a independência da ilha de Chipre. E este tratado diz-nos como são voláteis os acordos políticos: Chipre tem a zona grega e a zona turca com fronteira e uso da moeda turca e do euro e muita confusão para quem está de fora. Mas é um único país. É como se a parte turca fosse clandestina.

Em 1962 morreu o médico grego .Georges Papanicolau que criou os “exames ginecológicos Papanicolau”. 

Francisco Keil do Amaral foi um fundador da Arquitectura Paisagística tendo-nos deixado o Parque de Monsanto, a rede do Metropolitano de Lisboa ou os Aeroportos de Lisboa e de Luanda antes de morrer em 1975. 

Em 1983 a Apple pela voz de Steve Jobs apresentou o “Lisa” o primeiro computador pessoal com interface gráfico e rato.

Eu falo dos grandes craques do futebol e pela primeira vez trago-vos a futebolista que mais vezes foi a melhor do mundo: a brasileira Marta (Marta Silva) nasceu em 1986. Em 1997 morreram na China o Deng Xiaoping ex-lider do país e em Portugal foi a vez de partir o professor, cientista, historiador, investigador e poeta Rómulo de Carvalho, autor da “Pedra Filosofal” ou “Lágrima de Preta” com o pseudónimo de António Gedeão. 

Em 1999 morria um dos antigos dirigentes do PCP mais próximos de Álvaro Cunhal e candidato a PR, Octávio Pato.

Em 2004 deu-se mais um episódio caricato com a nossa Justiça. Sendo legal, quando ouvi, julguei que era brincadeira:  Vale e Azevedo foi libertado pela Justiça e pôs os pés fora da prisão para receber cá fora um mandato de prisão doutra Justiça que faz parte da mesma Justiça voltando para dentro. Depois soube que era verdade.

Em 2006 o corpo da Irmã Lúcia foi transladado para Fátima. Foi como um segundo funeral. 

E no ano seguinte realizou-se o primeiro funeral budista em Portugal junto ao Rio Tejo em Lisboa.

Chegamos a 2007 e o grande poeta Vasco da Graça Moura recebeu o Prémio Max Jacob atribuído à melhor obra estrangeira publicada, no ano, em França.

Cuba viu o seu herói Fidel de Castro renunciar ao poder em 2008 depois de quase 50 anos ao leme do governo da ilha.

Em 2012 morria o grande locutor da rádio na minha juventude Igrejas Caeiro dos “Companheiros da Alegria” ou do “Comboio das Seis e Meia”, mas que também foi actor e até fundador do Teatro Maria Matos e que andou sempre “apertado” pelo Estado Novo que o saneou da Emissora Nacional e do Teatro D. Maria II.

E em 2016 a literatura mundial perdeu “O Nome da Rosa” ao perder de vez o nome de Umberto Eco também autor do “Pêndulo de Foucault”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *