MÁRIO SOARES – 1º Presidente Civil desde 1926

16 de FEVEREIRO

1267 foi o ano em que os Afonsos, III de Portugal e X de Castela, assinaram a Convenção de Badajoz, pela qual foi atribuída a Portugal a soberania do Algarve e, no dia em que isso fazia 12 anos o nosso Afonso, o “Bolonhês” morreu dando a vez ao seu filho D Dinis, o “Lavrador”.

Cristãos Novos e Cristãos Velhos foi uma diferenciação que foi abolida em 1773 em Portugal ao mesmo tempo que os registos criminais dos judeus eram destruídos.

No ano de 1899 suicidou-se no Porto o escultor de “O Desterrado”,  de seu nome Soares dos Reis.

No reinado de D Carlos I o “Diplomata”, não sei se se chamava censura ou não, mas foram apreendidos os jornais “A Paródia”, “Novidades” e “O Liberal” no ano de 1906. E logo a seguir em 1910 entra em funcionamento o primeiro posto de TSF (rádio sem fios) na Marinha de Guerra.

No ano de 1917 morria em França o autor de “Diário de Uma Criada de Quarto” o escritor Octave Mirbeau. 

E no mesmo dia em que nascia um virtuoso da guitarra filho de outro virtuoso da guitarra  – e aqui eu estou entre a espada e a “parede” porque não sei mesmo qual o mais virtuoso –  se o filho Carlos Paredes se o pai Artur Paredes, em Portugal ao fim de 14 anos a 1ª República tinha o seu 42º Governo desta vez chefiado por Vitorino Guimarães, um militar, de Penafiel,  que sendo economista foi muitas vezes Ministro das Finanças. Estávamos em 1925.

E em 1957, fardado da Mocidade Portuguesa e com uma bandeirinha na mão, lá fui para Brito Capelo ver passar a eterna Rainha Elizabeth II de Inglaterra e a transmissão desta visita para televisões estrangeiras esteve a cargo da nossa RTP ainda antes de começar as emissões regulares no nosso país. Uma prova de fogo.

Em 1959 nasceu um tenista que chegou a nº 1 mundial, e que ainda hoje os aficionados o admiram, chamado John McEnroe e um pouco mais a sul em Havana Fidel de Castro assumia a Presidência da República. 

Para mim que sou católico foi bom  o Concílio Vaticano II ainda com o Papa João XXIII aprovar em 1964 a leitura dos Evangelhos e das Epístolas nas línguas de cada país. 

Em 1973 uma indígena da Austrália – aborígene – nasceu e mais tarde chegou a campeã olímpica e mundial de atletismo tendo sido nomeada para porta bandeira do seu país no desfile dos Jogos Olímpicos: Cathy Freeman. E é do desporto outro aniversariante de 1979 que atingiu fama mundial ao conquistar o maior número de campeonatos do mundo do motociclismo: Valentino Rossi, o italiano a quem chamam “Il Doctore”. 

Em 1986 Portugal elegeu o seu 1º Presidente da República civil em 60 anos: Mário Soares. 

Ao fazer 30 anos sobre a revolução de Abril e sob um libreto de Manuel Gusmão foi estreada uma ópera de António Pinho Vargas, “Os Dias Levantados”. 

E o Protocolo de Quioto entrou em vigor em 2005 para as alterações climáticas mas sem o acordo dos EUA.

Em 2006 morreu o egípcio Butros Ghali que tinha sido Secretário Geral das Nações Unidas.

Em 2020 em Moscovo o Sporting de Braga tornou-se vencedor do Mundialito de Futebol de Praia derrotando o Spartak local por 8-3.

Este dia foi de perda para o teatro e televisão portugueses com a partida em 2020 de Tozé Martinho e em 2021 com a saída de cena da  grande Senhora do teatro e do cinema que foi a talentosa Carmen Dolores.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *