13 de FEVEREIRO
Hoje é DIA da RÁDIO. Devo dizer que quando estou no carro tenho o rádio ligado, e quando estou em casa, estando a TV desligada, há rádio aceso no escritório, na sala ou no quarto. Sou mesmo fã da rádio. E para mim rádio é música. E por falar em música venho fazer um recuo no tempo porque, por lapso, nos dias anteriores omiti três referências musicais: no dia 9 morreu um “carregador de piano” que levou o jazz a altos voos chamado Chick Corea, e no dia 11 partiu com 100 anos o grande Joel Pina que viveu o fado no seu instrumento preferido e também nesse dia fazia 100 anos, se estivesse entre nós, o grande Mário Moniz Pereira que com a ajuda de um piano compôs inúmeras músicas em especial de fado cantado por todos os grandes fadistas e claro não falo no professor de educação física que praticou andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo.
Agora vamos ao dia 13 no ano de 1883 foi fundada a Sociedade “A Voz do Operário”. Em 1888 saiu pela primeira vez para os quiosques o “Finantial Times” referência da economia em todo o mundo.
Em 1903 nasceu um belga de língua francesa que escreveu mais de 500 obras e é famoso por ter criado o “Comissário Maigret”: Georges Simenon.
No ano de 1906 enquanto nascia o grande filósofo, ensaísta e pedagogo que encantava quem o ouvia Agostinho da Silva, a nossa Monarquia apreendia os jornais “O Mundo” e “O Primeiro de Janeiro”. Um Homem da liberdade nasce num dia em que o País nega a liberdade. Afinal a censura ou o lápis azul já vêm de longe!
Ao fim de 25 dias de existência, a “Monarquia do Norte” presidida por Paiva Couceiro instalada no Porto caiu, por falta de apoio. E como estamos na política hoje em 1928 nasceu em Baleizão a protagonista sempre evocada pelo PCP como uma vitima do Estado Novo por ter sido morta pela GNR: Catarina Eufémia. E logo no ano a seguir nasceu um político que tendo sido Ministro no Estado Novo foi-o também depois da Revolução de Abril: José Veiga Simão. A sua reforma do Ensino com Marcello Caetano foi muito importante e nos governos socialista foi Ministro da Indústria e Energia e também da Defesa Nacional. E em 1949 com a desistência das eleições fraudulentas por Norton de Matos o Presidente Óscar Carmona foi reeleito.
Este dia foi pródigo em bebés do futebol e no ano de boa colheita que foi o ano de 1946 nascia um grande jogador e o primeiro treinador português campeão europeu e licenciado em Letras o Artur Jorge, e em 1960 o famoso árbitro italiano careca Pierluigi Collina e em 1981 o gigante ex-jogador do Benfica Anderson Luís mais conhecido por Luisão.
Na música também houve bébé em 1950 com o vocalista dos Genesis e que se tornou um grande cantor a solo Peter Gabriel. Em 1965 a PIDE atraiu a uma cilada o Humberto Delgado e matou-o no território da Andaluzia. Foi em Villanueva del Fresno, junto a Badajoz, onde 30 anos depois, ou seja em 1995, foi inaugurado um busto do General por Mário Soares.
Em 2005 morreu aos 97 anos a última vidente de 1917 em Fátima, Lúcia de Jesus Santos mas conhecida por Irmã Lúcia.
E em 2008 realizou-se no Hospital de Santa Cruz em Carnaxide o primeiro transplante de rim mas de “dador vivo” entre cônjuges.