ANTÓNIO ARNAUT – o maravilhoso SNS

24 de FEVEREIRO

Através da sua bula “Inter Gravissimas”, o Papa Gregório XIII instituiu em 1582 o calendário, que ainda hoje subsiste, a que chamamos “calendário gregoriano”.

No Teatro da Corte de Mântua, na actual Itália, no ano de 1607 Cláudio Monteverdi apresentou ao público a sua ópera “Orfeu”.

Em 1777 o nosso rei “Reformador” D. José I deixou-nos de vez dando o lugar à sua filha D. Maria I, a “Piedosa” para uns e a “Louca” para outros.

Um dos Irmãos Grimm, neste caso o Wilhelm faleceu em 1786 não sem antes ter deixado os “Contos dos Irmãos Grimm” uma colectânea, de contos antigos mas não escritos, e não um livro de originais. 

A Carta Constitucional que havia sido apresentada na década de 20 do século XIX e depois foi proscrita acabou por ser retomada em 1842 neste dia.

O primeiro Presidente da República, como interino e não eleito, Teófilo Braga o poeta açoriano que publicou “Folhas Verdes” e que depois foi eleito como o segundo PR nasceu em Ponta Delgada em 1843.

Em 1854 foi pela primeira vez usado um “Penny Red” na correspondência pois é o primeiro selo denteado (rendado a toda a volta) e a Royal Mail (correios de Sua Majestade) ao comemorar este dia em 2005 emitiu uma série de 6 selos dedicados à pintura de Paula Rego.

Em 1868 o Presidente dos EUA Andrew Johnson tornou-se o primeiro PR americano a sofrer um impeachment e, até aparecer o Donald, era o único e tinha levado o epíteto de “o pior PR dos EUA”, mas agora perdeu para o Donald porque este teve duas tentativas de impeachments e conseguiu ser pior ainda que o anterior pior. Curiosamente com um intervalo de 150 anos muitos pontos em comum: ambos nomeavam e desnomeavam colaboradores e foram ambos chumbados na Câmara dos Representantes mas foram absolvidos no Senado.

No ano de 1901 a Igreja Ortodoxa Russa decretou a excomungou o escritor Leon Tolstoi. 

Em 1920 foi constituído o PNSA – Partido Nacional Socialista da Alemanha, do  nazi Adolf Hitler.

O autor de “Entre a Sombra e o Corpo”  e “Amor Feliz” nasceu em 1927 e o seu nome não passou despercebido em nenhum lado onde esteve presente tendo sido Sec. Est. da Cultura, e o seu currículo dava um texto inteiro. David Mourão-Ferreira compôs poesia para ser cantada por gente muito conhecida de que destaco a grande Amália como por exemplo ”Anda o Sol na Minha Rua…”. 

Pablo Milanês um cantor cubano que eu gosto e que chegou a Portugal à boleia de Luís Represas nasceu em 1943. O Peronismo foi uma forma de governar ditatorial na Argentina que começou com a tomada de posse em 1946 de José António Peron que foi casado com a “Evita” que motivou  “Don’t Cry For Me Argentina”.

Dois famosos nasceram em 1955 um deles francês foi quatro vezes campeão da Formula 1, Alain Prost e outro o homem da “Apple” Steve Jobs.

E no ano de 1978 o saudoso António Arnaut apresentou ao País o seu programa intitulado “SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE”, para mim, ao lado da liberdade o melhor presente da Revolução de Abril.

Em 2004 no norte de Moçambique apareceu morta a irmâ Doraci Erdinger que havia denunciado o trafego de órgãos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *