ANTÓNIO ALEIXO – o maior poeta popular do século XX

18 de FEVEREIRO

 DIA de S.TEOTÓNIO, o primeiro Santo português contemporâneo de D. Afonso Henriques um minhoto de Valença, que foi bispo de Coimbra e terminou em Viseu onde é o santo padroeiro. A Feira de Viseu é de S. Mateus mas o padroeiro é S. Teotónio que morreu em 1183.

Fra Angélico um pintor italiano do estilo “gótico tardio” que foi beatificado pela Igreja Católica morreu em 1455.

E em 1546 morreu o Reformador Protestante,  Martinho Lutero autor de uma frase que alguém considerou a frase do dia e que eu vos replico: “Quem não souber amar a mulher, o vinho e a música, permanecerá tolo toda a vida”. Cá para mim uma grande frase, porque eu penso o mesmo e se “penso… existo” e espero que não me chamem tolo.

E o pintor do tecto da Capela Sistina no Vaticano, o também arquitecto e escultor o grande Miguel Ângelo morreu em 1564. Em 1665 Portugal que deu em casamento ao Rei de Inglaterra Carlos II, a D. Catarina de Bragança filha de D. João IV, o “Restaurador” e com ela um dote que incluía a cidade de Bombaim, hoje Mumbai, que foi dada neste dia. 

Volta e meia nasce um cientista e desta vez foi em 1745 o físico italiano Alessandro Volta, que inventou a pilha voltaica e descobriu o metano. Em 1834 travou-se a Batalha de Almoster entre os liberais de D. Pedro IV que ganharam aos absolutistas de D. Miguel. Quem sabe onde é Almoster? É uma freguesia do concelho de Santarém.

Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Latino Coelho e Lopes de Mendonça assinaram um manifesto contra a Lei da Imprensa a que chamaram “Lei da Rolha”, em 1850. A primeira edição de “As Aventuras de Huckleberry Finn” de Mark Twain saiu em 1885. Em 1898 nasceu em Itália um grande industrial Enzo Ferrari, e deixo-vos a adivinhar a indústria.

“Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço”

Nasceu em 1899 o António Aleixo poeta popular natural de Vila Real de Santo António. Em 1906 nasceu o psiquiatra e investigador austríaco que definiu a Síndrome de Asperger de nome Hans Asperger. Em 1911 o governo instituiu o Registo Civil e tirou esse poder aos registos paroquiais. Em 1930 foi descoberto o último planeta do nosso sistema solar que entretanto já foi desclassificado e passou a planeta anão chamado Plutão e o seu descobridor foi Clyde Tombaugh. Em 1932 nasceu o checo depois americano Milos Forman que foi o realizador das obras primas “Amadeos” e “Voando Sobre um Ninho de Cucos”.

E no ano a seguir nasceu no Japão a pintora que casou com beatle John Lennon: a Yoko Ono. E em 1934 o Rádio Clube Português inaugurou as primeiras instalações em Lisboa. E no futebol português um dia o Unidos de Lisboa “casou-se” com o Carcavelinhos e nasceu em 1942 o Atlético Clube de Portugal. E quem faz yoga já ouviu falar do empresário brasileiro Luís DeRose criador do método DeRose. Em 1947 nasceu um dos nossos heróis desportivos: o primeiro medalha de ouro olímpico depois de muitos europeus e mundiais, o visiense Carlos Lopes. Em 1959 morreu com 90 anos o Almirante Gago Coutinho. Em 1965 Salazar pronuncia em plena guerra colonial a frase: “ estamos, sem espectáculo e sem alianças, ORGULHOSAMENTE SÓS” no mesmo dia que mais um país nascia em África, a Gâmbia com capital em Banjui e com a moeda “dalasi” e a falar inglês.  Em 1986 Queirós e Melo faz o primeiro transplante cardíaco em Portugal e com êxito. Em 1992 o Prémio Pessoa foi atribuído ao arqueólogo de Mértola, Cláudio Torres. E em 2004 morreu com 99 anos Maria Francisca Von Trapp – mas a verdadeira – que deu origem ao filme “Música no Coração”. Para terminar um egoísmo: o Sporting tem um jogador chamado Mateus Reis nascido em 1995 e eu tenho um neto que se chama Mateus Reis que nasceu noutro dia e noutro ano mas é portista. 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *