03 de NOVEMBRO
Começo hoje em 1534 porque foi neste dia que o Parlamento britânico aprovou o “Acto da Supremacia”. A palavra supremacia tem, para mim quase sempre, uma conotação negativa embora quem a exerça ache que é positiva. A “supremacia ariana” no nazismo ou a “supremacia branca” nas terras do Pato Donald, cheira-me mal, e actualmente o “Brexit” também me “cheirou” um pouco a supremacia o que não seria novidade porque o “acto de supremacia” acima referido foi a atribuição ao Rei de Inglaterra, naquele caso o Henrique VIII, do poder sobre a religião do seu país fugindo à submissão ao poder papal de Roma. Assim começou a Igreja Anglicana na Grã Bretanha.
50 anos depois, em 1584, morria o Santo que a Igreja Católica comemora: S. Carlos Borromeu, Arcebispo de Milão que foi o primeiro bispo a criar seminários para formar padres. E a “talhe de foice” digo-vos que, em 2010, numa verdadeira abertura do regime castrista, abriu em Cuba o primeiro seminário em mais de 50 anos, isto na presença do presidente Raul de Castro.
Em 1887 foi fundada a Associação Académica de Coimbra – não confundir com o clube de futebol, a “Briosa” – e que é a mais antiga associação de estudantes de Portugal.
Em 1901 nascia o historiador, político e escritor André Malraux que nos deixou “A Condição Humana”. Foi no ano de 1903 que, com o apoio dos EUA (o canal dava muito jeito), o Panamá separou-se da Colômbia e tornou-se independente, ficando com a capital na “Cidade do Panamá” e tendo como moeda a “balboa panamiana”. E uma organização de jovens foi iniciada em 1908 por um escocês Baden Powell para formar e educar no seio da natureza (acampamentos) com os bons valores da solidariedade.
Em 1493 o Cristovão Colombo, na sua rota errada para a Índia, meteu-se pelas Caraíbas onde eram tantas as ilhas que ele descobriu muitas. Uma delas foi a Dominica – não confundir com a República Dominicana que fica na ilha Hispaniola – e ao descobrir a ilha tornou-a espanhola. Depois a Espanha vendeu-a aos ingleses e, para comemorar a data da chegada lá em 1978 no mesmo dia da descoberta a Dominica tornou-se independente da Inglaterra e fez a sua capital em Roseau utilizando o “dólar caribenho” como moeda. E por escrever sobre independência, os EUA em 1986 deram “carta de alforria” a um conjunto de 607 ilhas a que chamaram “Estados Federados de Micronésia” vulgarmente conhecido como Micronésia, com a capital em Palikif e com o US dólar como moeda.
A República chegou em 1910 e a perseguição à Igreja foi tão visível (separação Estado/Igreja ou a instauração do estado laico) que pouco mais de um mês do 5 de Outubro já estava promulgada uma “Lei do Divórcio” que viria a ser revogada no Estado Novo com a assinatura da Concordata.
Em 1957 a URSS lançou para orbitar a Terra um ser vivo através do satélite Sputnik II a famosa cadela Laika naquela que foi a preparação e experiência para o lançamento em 1961 da Vostok I que levava Yuri Gagarin para uma viagem extraterrestre de 1 hora e 48 minutos.
Em 1986 rebenta o escândalo Irão-Contras quando a imprensa do Líbano revelou que os EUA venderam armas ao Irâo. Quem diria? Só mesmo o dinheiro e a política!!! E em 2005 o coronel Lawrence Wilkerson, que era o chefe de gabinete do Secretário de Estado Colin Powell, revelou que as torturas aos prisioneiros afegãos e iraquianos tinham sido autorizadas por instruções do Vice-Presidente de George W. Bush, o Dick Cheney.
Bill Clinton, aquele que tinha o fecho das calças avariadas e a secretária foi fazer o favor de arranjar, foi eleito Presidente dos EUA em 1992.
Em 1998 morreu o criador do super-herói homem-morcego Batman, o senhor Bob Kane e 10 anos depois morria o grande maestro de música ligeira Paul Mauriat e mais 10 anos em cima e era a vez de uma compositora de música portuguesa (cantada por dezenas de colegas) mas que também era cantora ganhando inclusivamente o Festival da nossa Canção, a pianista Maria Guinot que cantou “O Silêncio e Tanta Gente”. Os seus poemas musicais são lindos.