05 de NOVEMBRO
DIA MUNDIAL dos CUIDADORES INFORMAIS e
DIA MUNDIAL PARA a CONSCIENCIALIZAÇÃO dos TSUNAMIS
Alguém sabe o que foi a “Conspiração da Pólvora”? Foi em 1605, durante o reinado de Jaime I, rei protestante, que um soldado inglês católico que tinha vindo para Espanha lutar ao lado dos católicos contra a Holanda dos protestantes, no seu regresso a Inglaterra resolveu armazenar barris de pólvora junto ao Parlamento para o fazer explodir e matar o Rei e alguns deputados, e colocar no trono um rei católico. Foi denunciado e preso e torturado acabando enforcado e mutilado. Chamava-se Guy Fawkes e é relembrado neste dia.
Se fosse em Portugal que as eleições demorassem a sua contagem tantos dias seríamos apelidados de terceiro mundo, mas como é nos EUA ainda não é hoje, nem vai ser amanhã que saberemos que vai habitar na Casa Branca. Agora vou desfilar nomes que foram eleitos para essa casa a 5 de Novembro.
1912 o democrata Woodrow Wilson, em 1940 o democrata Franklin Delano Roosevelt (terceiro mandato), em 1968 o republicano Richard Nixon, 1996 o democrata Bill Clinton (segundo mandato) e 2008 o democrata Barack Obama.
Em 1911 a Itália anexa parte da Líbia e em 1914 o Reino Unido anexa o Chipre.
Em 1962 no seio do movimento “Rotary International” nasce o primeiro núcleo de jovens dos 12 aos 18 anos intitulado “Interact”, em Melbourne, não na Austrália mas sim na Flórida.
A nossa actual Ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, nasceu em 1955, e agora vejamos outros aniversariantes famosos e começo pelo cantor canadiano que gosta muito de Portugal, e que derreteu os corações das nossas jovens filhas, Bryan Adams que no filme do “Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões interpretou uma bela canção: “Everything I Do, I Do For You” que nasceu em 1959, e em 1941 chegou o Art Garfunkel que, ao lado do Paul Simon, deu um Concerto no Central Park inesquecível, e deixei para o fim uma indiana da índia Inglesa de 1913, que ganhou dois óscares de melhor atriz com os papeis de “Scarlett O’Hara” em “E Tudo o Vento Levou” e de “Blanche DuBois” em “Um Eléctrico Chamado Desejo”, mas que fez muitos homens apaixonados e muitos corações a chorar: Vivien Leigh.
Mas assim como nasce, também morre gente. E foi o que aconteceu em 1977 a um jornalista e escritor francês que ficou famoso por criar personagens que se tornaram famosas na banda desenhada como o Asterix e o Lucky Luke (sabiam que tinham o mesmo “Pai”?) o senhor René Goscinny.
E em 1991 o escritor José Cardoso Pires venceu o Prémio da União Latina pelo conjunto da sua obra e em 1996 o Grande Prémio da Poesia da APE foi para às mãos do José do Egipto Gonçalves.
E em 1993, foi constituído em Gondomar, o “Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende” criada pelo autor dos painéis à saída do túnel da Ribeira. Júlio Resende foi um pintor de prestígio natural de Gondomar
O autor do romance best-seller adaptado ao cinema “A Amante do Tenente Francês”, o britânico John Fowles, morreu em 2005.
Dois inimigos dos EUA tiveram sortes diferentes neste mesmo dia: na Nicarágua o antigo revolucionário Daniel Ortega foi eleito à primeira volta derrotando o candidato apoiado pelos americanos e por outro lado no Iraque o Saddam Hussein foi condenado à morte por…imaginem…24 anos antes terem sido massacrados 148 aldeões xiitas. Nesse 24 anos quantos países não bateram nas costas do Saddam esquecidos dos 148 pobres inocentes. Quanto petróleo não vendeu Saddam aos que o condenaram à morte nesses 24 anos. A hipocrisia política mundial que até me fez ter pena dum tirano.
Em 2007 a Google apresentou ao mundo o sistema operativo “Android” cujo lançamento real aconteceu em 23 de Setembro do ano seguinte.