04 de NOVEMBRO
Vou começar com boa música pois em 1847 morreu o compositor do romantismo alemão, Felix Mendelssohn, que compôs músicas para o “Sonho de Uma Noite de Verão” onde se inclui uma das mais conhecidas peças musicais: a “Marcha Nupcial”.
Em 1869 surgiu pela primeira vez uma revista semanal científica, de elevado prestígio, em ciências naturais: “Nature”, que felizmente ainda circula.
Os comboios em Portugal tinham poucos anos de vida mas era necessária uma ponte sobre o Rio Douro para ligar o Porto a Lisboa e foi assim que surgiu em 1877 a inauguração da Ponte D. Maria Pia, hoje desactivada.
Foi já no século XX, sendo mais preciso foi em 1922, que o britânico, arqueólogo de profissão, Howard Carter, junto com a sua equipa, descobriu a porta de entrada do sarcófago do grande faraó Tutankamon, no Vale dos Reis em Luxor (antiga Tebas) mas só no século XXI – 2007 – é que o Conselho Superior das Antiguidades Egípcias anunciou que a sua múmia foi retirada do túmulo e o seu rosto foi revelado pela primeira vez.
Sete anos depois do fim da II guerra mundial um dos generais norte-americanos é eleito para a Presidência dos EUA: Dwight Eisenhower, em 1952.
Em 1972 nasceu uma figura da nossa geração de ouro do futebol que, depois da retirada do Eusébio, começou a mostrar que neste país pequenino havia muito talento: Luís Figo.
E em 1995 foi assassinado um Nobel da Paz por um judeu radical de extrema direita que se recusava a aceitar que o seu país Israel tivesse feito um acordo com os palestinianos: era o PM Yitzhak Rabin.
No ano de 1979 começou neste dia um assalto dos estudantes muçulmanos do Irão à embaixada dos EUA, que fizeram 52 reféns que só foram libertados 444 dias depois, após negociações e tentativas militares dos EUA mas que saíram frustradas. Este episódio é provavelmente a principal razão da derrota de Jimmy Carter em detrimento de Ronald Reagan, que tomou posse no dia a seguir à libertação dos reféns.
E acabo com uma pergunta: como se sentiriam no verão a viajar de automóvel…sem ar condicionado?
Pois só em 1939 em Chicago foi apresentado o primeiro carro com esse “extra”.