ROLAND GARROS – ténis ou a aviação?

23 de SETEMBRO

Hoje é o DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL e, na verdade, há gestos que valem mais que mil palavras para nos dizerem alguma coisa.

No dia 20 nasceu em 1910 o Clube Sport Marítimo, do Funchal, a 22 nasceu em 1922 o Vitória Sport Clube, de Guimarães e a 23, em 1919 o Clube de Futebol “Os Belenenses”. E mais nascimentos se seguem, agora na música, com o espanhol Júlio Iglésias em 1943 e em 1949 o norte americano Bruce Springsteen mas antes em 1930 outro americano chegou ao mundo Ray Charles, todos eles usaram as suas maravilhosas vozes mas também nasceu um compositor que brilhou com o saxofone: John Coltrane que abriu os olhos em 1926.  Grande dia da música com estes quatro aniversariantes. Mas também morreu gente famosa neste dia e em 1939 “partiu” Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise, e em 1968 o Padre Pio, de Pietrelcina que a Igreja Católica comemora hoje, e elevou à Santidade em 2002, e também o Prémio Nobel da Literatura de 1971 o chileno Pablo Neruda “partiu” neste dia de 1973. Quem se lembra do filme “A Ponte do Rio Kwai” quase de certeza que se lembra da sua música principal que recebeu um óscar. Pois bem o seu autor Malcolm Arnold faleceu em 2006. 

Em 1846 três astrônomos, um francês Urbain Le Verrier, um britânico John Couch Adams e um alemão Johann Galle acertam finalmente no posicionamento do planeta Neptuno (e as suas 14 luas, a maior é Tritão) no nosso sistema solar.

E em 1913 vem o Roland Garros e vejo-vos todos a pensar no ténis, claro. Só que o Roland Garros foi um piloto de aviões que morreu, em 1918, aos 30 anos, um mês antes de acabar a I guerra mundial onde ele abateu quatro aviões alemães, para além de ter sido coinventor da aplicação de metralhadoras viradas para a frente nos aviões. Foi considerado herói em França e por essa razão deu o nome ao Stade de Paris onde se realizava o torneio aberto de França. Assim a partir de 1920 o Stade de Paris passou a chamar-se Roland Garros o que obviamente acabou por dar o nome ao torneio. No Vietname (francês à época) também foi dado o seu nome a um centro de ténis e na ilha da Reunião (colónia francesa) o aeroporto internacional é Roland Garros. Faria hoje 104 anos, se não tivesse sido morto hediondamente pelos terroristas das Brigadas Vermelhas italianas depois de um rapto, o político democrata-cristão antigo primeiro ministro de Itália, Aldo Moro. E por falar em primeiro ministro em 1976 tomou posse o I Governo Constitucional depois da Revolução presidido por Mário Soares. Depois de dizer que seria aniversariante desde 1938 se fosse viva a bela Romy Schneider a eterna “Sissi” do cinema, acabo com uma medalha de ouro que Portugal arrecadou há 32 anos com mérito incontestável na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul pela grande campeã ROSA MOTA.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *